Peraí, tem como Aprender Inglês mais Rápido?

POR
DANIEL CASDEN

A ideia de aprender inglês mais rápido é muito sedutora, pois a fluência no idioma abre muitas portas pessoais, educativas e profissionais. Mas, será possível aprender tanto conteúdo em poucos dias de aula? Veja nossa pesquisa.

Está procurando aprender inglês em 5 dias? Duas semanas? Um mês? Três meses? 

Então você aterrissou no lugar certo! Infelizmente, não sei se você obterá a resposta que procura, mas prometo que é a resposta que você precisa. 

Vacilou? Melhor clicar noutro site? 

Peraí! Não desanime!  

Continue lendo que eu vou lhe ensinar a melhor maneira de vencer esse desafio! 

Pule Para

A importância de aprender inglês hoje.

O inglês é a segunda língua mais usada no mundo. É uma linguagem relativamente fácil de ser aprendida com inúmeros recursos de estudo, dicas e comunidades online para apoiá-lo na aprendizagem. 

Então aprender inglês mais rápido deveria ser a melhor solução, não é? Tem como falar inglês rápido? Você pode aprender com velocidade, mas tudo dependerá de sua motivação e da estratégia usada. 

A motivação é um elemento essencial para aprender inglês rápido. Um inesperado curso no exterior, aquela sonhada vaga em Londres, a necessidade urgente de imigração ou o desejo de expandir seus negócios no exterior são motivos altamente significativos pelos quais os alunos são incentivados a usar a disciplina, métodos e o tempo necessários. 

Portanto, tem como aprender inglês mais rápido? Sim e não, dependendo da motivação e da estratégia utilizadas. 

Neste artigo, primeiro vamos falar sobre a ciência da aprendizagem de idiomas e nossa capacidade de aprender uma linguagem complexa. Em seguida, vou ensinar-lhe algumas atitudes que você vai precisar para acelerar seu aprendizado do inglês de forma mais rápida e fácil. 

reflexão sobre não ser fácil aprender um idioma rapidamente

A ciência da aprendizagem de idiomas: Quanto tempo demora para aprender inglês?

Se vivêssemos no “Matrix”, o Neo, interpretado por Keanu Reeves, poderia tomar uma pílula azul e transformar-se em um especialista em qualquer coisa que ele quisesse.

Na verdade, o mundo em que vivemos exige muito trabalho e dedicação. Pense em qualquer coisa que você conquistou na vida e pergunte a si mesmo: isso foi fácil? Acho que podemos concordar que a grande maioria de nós responderia "não".

texto: algumas vezes é preciso ir devagar para depois ir rápido

A melhor maneira de aprender inglês mais rápido é ter um objetivo muito claro e se esforçar bastante. Não importa o que muitos blogueiros ou escolas de inglês digam, não há uma bala de prata para aprender a falar inglês rapidamente.

Porém, usando a estratégia certa você conseguirá acelerar o aprendizado e conseguirá falar inglês mais rápido. 

Em meu artigo 16 Motivos por que aprender inglês apresento 16 razões de porque aprender inglês é importante nos dias de hoje e dicas para potencializar seus estudos. Mas essas dicas dependerão muito de você e de sua motivação, disciplina, determinação, e vontade de aprender. 

Por que preciso de inglês rápido?

homem com as mãos na cabeça como quem está pensando
Algumas oportunidades surgem no último minuto, mas exigem que você fale inglês! O que fazer?  Fonte: Pixabay

Além do inglês ser absolutamente necessário no mundo de hoje, quais outros motivos exigem que você invista tempo e esforço para aprender inglês rapidamente? 

Oportunidades de trabalho

Inglês significa segurança no emprego, oportunidades de progredir na carreira, aprovação ou reprovação em entrevistas de emprego, fechamento de negócios, participação em reuniões, convivência  com seu chefe em uma empresa internacional e muitas outras situações. 

Exames seletivos

Talvez você queira imigrar ou estudar no exterior e para isso precise aperfeiçõar seu inglês rápido. Você está prestes a sair e precisa passar por um exame como o IELTS, TOEFL, etc. para ser aceito.

Viagens

Você tem uma viagem ou férias chegando e quer se divertir ou ser capaz de conversar com as pessoas. Afinal, você quer viajar de forma autônoma sem ter que se preocupar com situações estressantes causadas por barreiras linguísticas. Talvez seja apenas uma questão de poder pedir comida em restaurantes, fazer check-in e checkouts, ou alugar um carro.

Nada mais natural. Fazer tudo rapidamente faz parte de nossas vidas, comunicar rápido, viajar rápido, e falar ainda mais rápido.  

A questão é, assim como Tim disse:

“Todos estes cursos de "Como fazer milhões" que estão disponíveis online, são a causa  do problema. O objetivo destes cursos é fazer você acreditar que eles têm todas as respostas e fornecer um monte de estratégias de um monte de besteiras, que não irão funcionar de qualquer forma.”

Tim Denning

Não desperdice seu tempo, dinheiro ou energia em um "curso de inglês rápido em 6 meses", "como aprender inglês em uma semana", ou "como ficar fluente em 3 meses". É o mesmo que promover "como ganhar milhões em um mês"! 

Existe algum truque para aprender inglês rápido e fácil? 

Não. Isso significa que não há nada que você possa fazer para aprender inglês mais rápido? Você pode acelerar seu aprendizado usando as dicas para aprender inglês rápido abaixo. E a dica mais relevante que sempre funciona é muita prática. Mas, com certeza, não existe nenhum truque, ou fórmulas mágicas, somente prática.  

Contudo, você não deveria focar unicamente em como aprender a falar inglês rápido. 

Você deveria se preocupar mais em aprender bem logo na primeira vez para não ter que reaprender depois.

Eu testemunho isso inúmeras vezes. Um aluno chega à Nativ inglês para tentar uma nova escola ou um novo método. Em média, eles já estudaram dois anos. 

menina com um livro com aparência frustrada
Muitas pessoas que aprendem inglês não estão imersas no idioma, então, o processo se torna mais lento.

Infelizmente, muitos deles têm, na melhor das hipóteses, um inglês muito ruim,  que não reflete o investimento que fizeram no aprendizado do idioma.

Há muitos fatores que contribuem para essa situação. Porém, posso garantir que estabelecer como meta “aprender inglês rápido” é apenas uma receita para o desastre. 

Além do mais, tudo isso acaba saindo caro porque agora esses alunos precisarão gastar ainda mais dinheiro e tempo reaprendendo ou corrigindo o que aprenderam errado na primeira vez.

11 Dicas para aprender inglês mais rápido

1. Cultive atitudes

Cultive atitudes essenciais ao aprendizado da língua: comprometimento, dedicação, consistência, disciplina, e desinibição. 

2. Tenha prazer em aprender inglês

É possível aprender inglês rácom prazer? Claro, se você conseguir aliar o seu estudo com algo que realmente gosta de fazer.

Por exemplo, uma sacada simples é manter a motivação muito clara em sua mente. O que vai mudar em sua vida se você conseguir alcançar fluência no inglês? O que você está perdendo por não ser fluente?

Essas respostas são sua recompensa por vencer este desafio. Seu cérebro vai absorver o aprendizado através do prazer, o que vai possibilitar evoluir e acelerar o aprendizado.  O prazer é elemento crucial no aprendizado.   

Seu professor irá ajudá-lo a transformar o processo de aprendizado em diversão. Assim como as crianças aprendem através de jogos e brincadeira, os adultos também terão uma gamificação de conteúdo para estimular o engajamento, o interesse e aumentar a motivação durante as aulas. 

E pule de alegria, celebre por vencer cada nível de conhecimento. 

três mulheres alegres pulando em meio à natureza
Aprender um novo idioma proporciona mais prazer e confiança na interação com pessoas e situações.

3. Tenha objetivos claros e definidos

Como já disse antes, a melhor, mais rápida e mais fácil maneira de aprender inglês está dentro de você: é sua motivação, disciplina e vontade de aprender. 

Primeiro, identifique claramente seu objetivo e como você vai alcançá-lo. A falta de tempo é o problema? Faça aulas individuais online para que você possa aprender inglês no seu próprio ritmo, no horário e local preferidos.

Qual é o seu motivo para aprender inglês rápido? Se você já leu este artigo até aqui, então com certeza você tem um motivo válido para querer aprender inglês rapidamente. Então, continue lendo e aprenda outras estratégias.  

4. Não tenha medo de falar inglês

Aproveite as oportunidades e perca a vergonha de falar inglês. Eu sei. Já passei por isso. Errar é difícil para crianças, adolescentes ou profissionais. 

Mas é completamente normal enquanto se aprende. Na sala de aula, o professor está lá exatamente para ajudá-lo a aprender. Erros são parte da participação ativa de um aluno.

Aproveite os seus erros. Transforme seus erros em “áreas para melhorar”. Um professor capacitado saberá corrigir seus erros de maneira educada e instrutiva. Você verá que no decorrer do tempo, os erros se tornarão  menos frequentes e sua participação nas conversas mais clara e precisa. 

5. Use métodos diferentes no aprendizado

Além das aulas online com professores nativos, use outros métodos para reforçar e acelerar o aprendizado. As possibilidades são infinitas. Existem tantas oportunidades de praticar esse idioma que você não terá desculpa para não começar. Por exemplo: 

  • Planeje uma rotina de estudo viável para você seguir dentro da correria do dia a dia. Otimize o tempo.
  • Fique o máximo de tempo possível em contato com o inglês para se familiarizar com a pronúncia.
  • Pratique. Aproveite o repertorio adquirido nas aulas e comece a escrever, falar, cantar, e procurar estar em contato com pessoas que o ajudem a praticar o idioma.

6. Use flashcards

Fichas de estudo são um excelente recurso para registrar e internalizar o significado de palavras ou expressões. Existem vários aplicativos grátis para aprender idiomas pelo celular. Mas você também pode fazer seus cartões a mão enquanto aprende, o que também é muito divertido e super instrutivo. 

7. Coloque o inglês na sua rotina

Mergulhe sua vida diária em um ambiente de língua inglesa.  A imersão total na língua deve ser simulada em detalhes para causar um grande impacto. Algumas formas de estar sempre em contato:

  • Troque o idioma do celular e do Facebook para o inglês.
  • Assista filmes gringos com as legendas no inglês.
  • Leia livros e artigos em inglês. 
  • Escute músicas, podcasts e canais de YouTube em inglês.
  • Entre num grupo de conversação em inglês em plataformas online. 
  • Use os recursos do Netflix para aprender inglês criando um perfil extra para praticar o idioma.  
  • Ouça notícias em inglês em sites como BBC, CNN ou NY Times

8. Estude diariamente

Cultive a disciplina de estudar um pouco todos os dias. Sua disponibilidade e dedicação no estudo diário, ativo e consistente, vai se refletir na velocidade do aprendizado. 

A exposição constante ao inglês fortalece as ligações do cérebro como um estímulo contínuo que produzirá melhores resultados. E todos nós sabemos que a prática leva à perfeição. 

quadro escrito inglês
Aprender inglês abre portas para muitas novas oportunidades e faz parte do cotidiano da geração do milênio. Fonte: rawpixel.com

9. Converse com falantes nativos

Se você estudar na Nativ Inglês, você já vai estar falando com nativos na aula. Seu professor será um falante nativo treinado para ouvir seus objetivos, avaliar suas necessidades e ajudá-lo a chegar lá. Com certeza, o professor será o seu fã número um. 

Conversar com nativos vai lhe proporcionar muitas vantagens, entre elas:

  • Familiarizar-se com os diferentes sotaques do inglês. 
  • Poder imitar a pronúncia nativa, pois vai estar exposto à pronúncia e aos estilos reais de fala em inglês. 
  • Aprender o discurso do inglês falado, onde, por exemplo, o final de uma palavra e o início da palavra seguinte muitas vezes se conectam.
  • Aprender a usar as famosas contrações para falar mais rápido. 
  • Familiarizar-se com o estresse e ritmo do inglês nativo. 
  • Aprender as frases peculiares aos falantes nativos cujos significados não são óbvios aos estrangeiros. 

10. Não desista

Text, whiteboard

Description automatically generated
Não desista! Ao contrário, congratule-se pela iniciativa e comprometimento nesta difícil mas gratificante aprendizagem. Fonte: rawpixel.com

Mantenha o ritmo. Mantenha a regularidade e a persistência. É importante não desistir e continuar firme no processo para conquistar seus sonhos. 

Mantenha os olhos abertos para os benefícios pessoais e profissionais que virão com a fluência no inglês. Um bom primeiro passo é parabenizar-se por tomar a iniciativa nesta difícil, mas altamente gratificante jornada de aprendizado. 

Comece hoje mesmo a aperfeiçoar sua pronúncia. Pratique o máximo que puder para que você ganhe fluência falando inglês em qualquer situação com clareza e desenvoltura. 

11. Faca um curso intensivo

Os métodos de imersão dos cursos intensivos são um excelente método de aprendizado se você quer aprender inglês rapidamente. 

Os cursos intensivos de inglês permitem que o aluno avance muito mais rapidamente no aprendizado. Mas requerem muito mais tempo e esforço de sua parte. Conheça seus limites e veja se você tem condições de investir  tempo e dedicação ao estudo. Porque intensivo, significa intensivo.  

A Nativ Inglês oferece cursos intensivos com professores nativos altamente qualificados. Você aprenderá a falar inglês interagindo cara a cara com professores nativos. Nossos cursos oferecem uma experiência imersiva e inovativa com os melhores recursos online para acelerar a velocidade de aprendizagem, a compreensão e a fluência. 

A importância de um bom curso de inglês

Se você quer aprender inglês rápido, a melhor opção é fazer um bom curso de inglês. Um bom curso faz toda a diferença. 

Com o apoio de profissionais sérios e dedicados, você vai estudar de forma estruturada a partir de seu nível de conhecimento e de seu objetivo. 

Estabelecer seu nível e a direção de seu aprendizado vai ajudá-lo a focar no que você realmente deseja. Por exemplo, se você pretende estudar numa universidade no exterior, deve se concentrar em melhorar suas habilidades de leitura e escrita.

Quer ir de férias? Mais conversação para que você tenha mais facilidade para interagir com outras pessoas. Ou se seu objetivo for aquela excelente vaga que a empresa vai abrir em Sydney? Então você terá que aprimorar seu inglês business. 

Como podemos lhe ajudar a aprender inglês de forma rápida e efetiva? 

Na Nativ Inglês oferecemos testes de nivelamento gratuitos para novos alunos e testes de proficiência para alunos que já têm algum nível de inglês. 

Conhecendo seu objetivo e seu nível, seu professor nativo vai projetar um curso exclusivo para melhorar as estratégias e direcionamento do aprendizado para expandir sua capacidade de se expressar de forma clara e precisa. 

Esta é sem sombra de dúvidas, a melhor dica para acelerar a velocidade de aprendizagem, a compreensão e a fluência do inglês falado. 

a great idea

Portanto, nosso conselho é redefinir seu objetivo de tentar aprender inglês o mais rápido possível para algo mais tangível e viável.

Então, o que você diz?

Como você vê, não existem fórmulas mágicas para aprender inglês rápido e fácil. Admito que, nestas propostas de ensino rápido, você até poderá aprender gramática, vocabulário e, talvez, escrita. Mas falar?

Muitos pensam que podem falar inglês porque sabem ler, escrever e ouvir. Mas falar é uma habilidade especial que requer muita prática e interação.

Infelizmente, pessoas que querem aprender inglês rápido estão desesperadas por alguma causa de última hora, e aí eles caem nessas propagandas e promessas de escolas com métodos mágicos que farão com que o aluno aprenda inglês instantaneamente. 

Com seria bom ter uma “pílula azul”, não é? 

Estudar inglês é um processo que exige bastante trabalho e dedicação. No entanto, é certo que nossas sugestões lhe ajudarão a desenvolver hábitos proativos que realmente melhorarão e agilizarão a assimilação do inglês, e tornarão o processo mais eficiente e prazeroso.

Quer saber mais? Contate-nos e acelere o seu inglês. 

Obrigado por ler essa postagem. Se tiver gostado, compartilhe-a com seus amigos e entes queridos nas redes sociais, como FacebookLinkedin, Instagram para que eles também possam ver o aprendizado do inglês de uma forma diferente. Talvez eles gostem da leitura.

Convidamos você a experimentar uma avaliação gratuita conosco, na Nativ Inglês, e ver em primeira mão como temos ajudado nossos alunos a aprender inglês mais rapidamente, sem nenhuma ilusão.

Compartilhe esse conteúdo
Author Details

Daniel Casden

Daniel Casden é o coordenador da Nativ Inglês e fundador da abordagem “Nativ Inglês” para ensino da língua inglesa. Americano, mudou-se para o Brasil para morar com sua esposa brasileira; porém, após lecionar em cursos de inglês com currículos rígidos e obsoletos, optou por fundar sua própria escola. Atualmente, soma dez anos de experiência em ensinar inglês de forma intuitiva, prática e centrada no aluno.

Tendo vivido em diversos países e diferentes experiências profissionais,...

Saiba Mais
Saiba Mais Sobre Nossos Cursos
Envie-Nos Uma Mensagem E Fique Em Contato
Contate-nos
seta de rotação azul
magnifiercross