16 Motivos Por Que é Importante Aprender Inglês

POR
DANIEL CASDEN

O multilinguismo está se tornando cada vez mais importante no mundo de hoje. Aprender uma língua estrangeira expande seus horizontes culturais, estilo de vida e oportunidades de trabalho e estudo e, ao mesmo tempo, aumenta sua confiança nas viagens.

Neste artigo, aprenda outras ótimas razões para aprender inglês nos dias de hoje. Vamos Lá!

Entenda por que é importante aprender inglês

Você sabia que o inglês é o idioma mais estudado no planeta? E, você sabia que a língua inglesa é falada por 20% da população mundial? Cerca de 1.3 bilhões de pessoas.

"Em todos os países em que visitei ou morei – e já estive em muitos – o denominador comum em diversas situações e contextos sempre foi o inglês."

A importância da língua inglesa é refletida no modo como ela é amplamente utilizada como o idioma comercial ou diplomático em todo o mundo. O inglês é a linguagem mais comumente usada nas áreas de pesquisa em ciência, negócios, computação, e turismo. E é a linguagem da Internet.

Quando você considera tudo isso, não é de se admirar porque é importante aprender inglês como um diferencial de mercado, uma forma de melhorar nossas vidas e abrir portas a muitas oportunidades educacionais e profissionais.

No entanto, se você ainda precisa se convencer, neste artigo, listaremos 16 motivos por que é importante saber falar inglês. Há muitas vantagens porque é importante aprender inglês agora. Se anime, e vamos explorar um pouco mais cada um dos 16 motivos por que é importante aprender inglês e ver os benefícios que esta língua vai lhe trazer. Continue a leitura e confira os tópicos.

Leia também nosso blog “Por que aprender inglês?”

Razões por que o inglês é importante

1. O inglês é uma linguagem global

Vamos começar pelo motivo mais fácil. Uma em cada cinco pessoas no mundo fala ou ao menos entende a língua inglesa. O inglês é a língua oficial de 53 países. É a língua mais comumente usada por falantes estrangeiros rompendo as barreiras de comunicação entre raças e culturas. Tornou-se a língua no. 1.

Falar inglês fluentemente o exporá a novas experiências, oportunidades, culturas e amigos.

2. O inglês usa o mesmo alfabeto latino que usamos no português

Reconhecemos que os sons reduzidos, tão frequentes na língua inglesa e outras peculiaridades da pronúncia do idioma dificultam o aprendizado do inglês, mas, em compensação, o alfabeto é similar ao que usamos no português apenas com a adição das consoantes k, w, e y.

Compare este alfabeto com os milhares de caracteres e tons do mandarim ou com o alfabeto cirílico usado na Rússia e em outros países eslavos. A familiaridade com o alfabeto ajuda-nos a prever correlações entre os sons e as letras facilitando a capacidade de ler, escrever e falar a língua fluentemente.

Isto significa que, com a ajuda de um professor qualificado, com conhecimentos básicos de gramática e um pouco de vocabulário, você conseguirá comunicar palavras e frases com eficácia. Com certeza, isso já é um bom incentivo!

3. É uma língua para ganhar mais dinheiro

Com a globalização e a rápida adoção da tecnologia digital impulsionada pela Covid-19, as empresas precisam cada vez mais de funcionários que falem inglês fluentemente para atender às suas necessidades de negócios.

As estatísticas provam que a proficiência em inglês aumenta seu potencial de contratação e, geralmente, você poderá esperar um salário mais alto do que alguém que não domine o  inglês. Se você está procurando melhores perspectivas de salário, seriamente considere a importância de estudar inglês com professores qualificados e inovadores para aprender o idioma de forma rápida, efetiva e eficiente.

4. Aumenta suas oportunidades educacionais e profissionais

Outra motivação por que o inglês é importante é o acesso que ele pode dar a alguns dos principais sistemas e instituições educacionais do mundo. Falar inglês abre amplas perspectivas para oportunidades acadêmicas e de carreiras no futuro.

O inglês fluente é uma grande vantagem competitiva para fazer os testes de proficiência das renomadas universidades estrangeiras. Existem vários tipos de testes dependendo do país ou da área que você vai cursar. Os mais aceitos são TOEFL, IELTS and Cambridge. Cursos de preparação para estes exames de proficiência necessitam de professores altamente qualificados para que os alunos treinem em condições reais de exame com material didático específico para cada teste.

5. O inglês é a linguagem dos negócios

Imagine que você tenha que fazer uma apresentação em inglês na empresa. Como você se sente? Ansioso? Preocupado com sua capacidade de se expressar de forma clara e precisa em inglês?

Traduções poderiam complicar suas negociações. Você precisa ter a capacidade de se comunicar em inglês para promover seu produto eficazmente e conquistar o cliente. Caso contrário, suas perspectivas de sucesso nos negócios são mínimas. Fluência no inglês é um diferencial indispensável na expansão de seus serviços profissionais e relacionamentos com clientes.

6. O inglês é a linguagem da ciência e da tecnologia

O inglês é a língua predominante em todas as áreas de pesquisa cientifica e tecnológica. O inglês é a melhor maneira de compartilhar os resultados de uma pesquisa com empresas e universidades, e até mesmo, com a mídia. Com certeza, a falta de capacidade de comunicação em inglês será um desafio em suas motivações de carreira e de conhecimentos.

7. O inglês é a linguagem da mídia

O "discurso" da mídia é de grande importância tanto na informação que revela à sociedade quanto em seu papel na formação de características sociais.

A mídia influencia mudanças importantes no idioma, e é uma fonte de vocabulário e expressões idiomáticas. Além do fato de ser uma fonte facilmente acessível para fins de pesquisa e ensino.

8. O inglês é a linguagem da Internet

Uma razão para o domínio do inglês na Internet é que ele é considerado uma linguagem global. Indivíduos de quase todas as nacionalidades usam o inglês constantemente em suas comunicações como uma língua comum. Ademais, como a Internet foi desenvolvida nos Estados Unidos e no Reino Unido, é natural que exista maior conteúdo em inglês, o que é um indiscutível motivo por que aprender inglês é importante.

9. É bem mais fácil viajar com bons conhecimentos de inglês

Você sabe que suas habilidades de inglês deverão acompanhar seu passaporte para que você faça  uma viagem maravilhosa. Quer você esteja indo a um país de língua inglesa ou mesmo para um país cuja língua não seja o inglês, você precisará aprimorar sua capacidade de se expressar de forma clara e precisa em inglês para viajar sem estresse.

Um bom curso de inglês, especialmente com professores falantes nativos lhe ajudará a aprimorar as perguntas, saudações e frases essenciais do inglês local antes de viajar. Esse conhecimento demonstra respeito pelo país que você está visitando e, certamente, vai lhe trazer convenientes benefícios.

fluência no inglês lhe proporcionará 5 vantagens que você vai adorar possuir durante sua viagem:

  • Saberá fazer reservas e inscrições de forma rápida e sem complicações.
  • Será capaz de usar frases essenciais e expressões de modo confiante.
  • Poderá  conversar com outras pessoas e compartilhar experiências.
  • Poderá expressar suas necessidades com clareza e precisão de forma natural.
  • Desfrutará de um maior nível de independência.

Um requisito essencial ao escolher sua escola de inglês é que seus professores sejam falantes nativos do inglês, motivados a ensinar aos alunos as peculiaridades gramaticais da língua, inclusive diferenças no idioma inglês no país que você vai visitar, para que você se sinta confiante nas conversações, melhore sua compreensão  e supere a timidez de falar com estranhos.

10. Dá acesso a múltiplas culturas

A habilidade de falar inglês abre portas a navegar pelo mundo e experimentar locais novos e culturas diversificadas, quer através de leituras e filmes, uso da Internet ou através de viagens.

À medida que sua capacidade e habilidades linguísticas evoluam, você poderá explorar novas oportunidades culturais, aprimorando seu inglês e suas perspectivas pessoais sobre o mundo. Não se perca na tradução. Leia, assista e ouça em inglês. Desfrute a língua.

11. Falar inglês aumenta sua autoconfiança

Não importa o idioma que falamos, sempre gostamos de falar corretamente, demonstrando confiança e clareza. Estudos têm demonstrado que os principais motivos para a falta de confiança em falar inglês são a dificuldade de pronúncia e o vocabulário limitado.

É importante que seu professor, desde o início, seja treinado para ensinar você a falar inglês naturalmente, desenvolvendo sua capacidade de se expressar de forma clara e precisa em inglês em qualquer situação.

12. Falar inglês ajuda você a conhecer novas pessoas

Com quase 7.5 bilhões de pessoas, o mundo é um lugar enorme cheio de culturas e pessoas maravilhosas. Considerando que o inglês é a língua mais falada no mundo, com mais de 1.3 bilhões de falantes entre nativos e não nativos, existe muita gente nova para conhecer!

13. A prática do inglês ajuda a apreciar a literatura clássica e os filmes

A maior parte dos melhores filmes são produzidos em inglês mesmo em países que não têm o inglês como língua oficial.  O mesmo se passa com as obras de literatura.

A única maneira de apreciar adequadamente uma grande obra literária, ou um filme, é ler ou assistir a obra em seu idioma original. Devo confessar que não há nada melhor do que me envolver nas obras de terror de  Stephen King em sua versão original. Para não falar dos clássicos da literatura, como George Orwell ou Jane Austen. Esqueça as traduções. O idioma original de uma obra-prima é insubstituível.

14. O aprendizado do inglês aumenta sua habilidade cognitiva ( i.e. seu poder cerebral)

Aprender inglês como segunda língua traz uma variedade de vantagens cognitivas. É comprovadamente um dos melhores métodos para manter seu cérebro desafiado e ativo.

Além disso, estudos sugerem que o início da demência e do mal de Alzheimer é diagnosticado mais tarde para os bilíngues do que para os monolíngues, comprovando que o conhecimento de uma segunda língua pode nos ajudar a permanecer mentalmente saudáveis por mais tempo.

15. Traz vantagens na imigração

Ser fluente no inglês aumenta suas oportunidades de trabalho, e sua integração social ao novo país. O processo da imigração pode ser um desafio para aqueles que não dominam o idioma. Um bom nível de conversação será extremamente útil na hora de falar com estranhos e responder às perguntas feitas pela imigração.

Além disso, é difícil mergulhar em uma nova cultura, quando você não fala o idioma.

16. É Divertido!

Há muitas maneiras divertidas de praticar o inglês. Aprender inglês não é apenas lutar contra a gramática ou fazer exames. Sabemos que aprender inglês pode ser um desafio, mas há muitas maneiras de aprimorar seu inglês enquanto se diverte.

Num curso personalizado às suas necessidades e ao seu nível de conhecimento, o professor estará capacitado a criar atividades de aprendizagem que o ajudarão a desenvolver suas habilidades e confiança, enquanto você se diverte.

Música, audiolivros, jogos, filmes, jogos de perguntas e outras atividades de lazer também ajudarão a expandir o vocabulário, a compreensão e a fala. No processo de um jogo, você se divertirá aprendendo sem notar ou se aborrecer.

Qual a importância de estudar inglês?

Como você vê, o inglês se consolidou como uma língua internacional, fundamental para estudos, viagens, trabalho, negócios, entretenimento e comunicação com o mundo. Existem centenas de motivos para aprender inglês. Os 16 motivos que listamos nesse artigo são apenas o começo de uma nova aventura em sua vida.

Conhecendo os benefícios que a língua inglesa vai lhe trazer, será fácil tomar a decisão correta. Não há dúvida de que você deve estudar inglês e melhorar suas habilidades de fala e compreensão com professores nativos qualificados.

Hoje em dia, aprender inglês ficou ainda mais fácil, especialmente com os recursos online. Você tem a oportunidade de fazer cursos online e aprimorar suas habilidades por meio de cursos exclusivos de alta qualidade especialmente desenvolvidos para você, com professores nativos da língua inglesa, com toda a liberdade de horários, inclusive noites ou finais de semana, e sem os transtornos do trânsito.

DICAS PARA APRENDER INGLÊS COM EFICÁCIA?

Agilize seus estudos de inglês

Sabemos que apesar de todas as vantagens, aprender inglês pode ser uma tarefa desafiadora. No entanto, com esforço e tempo, material didático adequado e com o apoio de professores falantes  nativos qualificados, você descobrirá que vale a pena estudar este idioma. Chega de esperar ou pagar pelas traduções. Você estará capacitado a entender e apreciar o original.

Existem três coisas que você vai precisar cultivar para obter sucesso com o inglês:

Cultive uma atitude positiva
  • Uma atitude positiva é uma ferramenta poderosa para avivar o interesse, promover a autoestima e criar uma atmosfera propicia ao aprendizado.
  • Use a língua o máximo que puder. Assuma o compromisso de ir adiante e trabalhar duro.
  • Não tenha medo de cometer erros - agradeça por eles. Lembre-se, a prática leva à perfeição - portanto, pratique constantemente.
  • Não tenha medo de pedir ajuda. Seu professor está ali para lhe dar o suporte necessário.
Desenvolva um plano de estudo
  • Seu professor projetará um plano exclusivo de aula para melhorar estratégias e direcionar o aprendizado para que você atinja seus objetivos e ganhe fluência no inglês.
  • Com a ajuda de seu professor, estabeleça metas realistas para seus objetivos, usando estímulos e recompensas.
  • Faça com que cada área de sua vida se torne parte integrante de seu curso de aprendizado.
Estabeleça uma rotina
  • Comprometa-se a ter pequenos períodos de estudo todos os dias. Determine um cronograma adequado para garantir que você alcance seus objetivos com sucesso.
  • Escolha hora e local para as aulas que sejam mais adequados para você.
  • Force seu cérebro a começar a pensar e responder em inglês.

Então é isso. Você descobriu os mais relevantes motivos por que é importante aprender inglês nos dias de hoje, e os fundamentos que você vai precisar para iniciar essa conquista.

Conte com o apoio do professor para encontrar maneiras atraentes, motivadoras e divertidas de aprender e aprimorar o inglês.

Esperamos que estas informações tenham sido úteis para você. Deixe seus comentários e compartilhe com seus amigos e familiares nas redes sociais, como FacebookLinkedinInstagram para que eles também possam ver o aprendizado do inglês de uma forma diferente. Talvez eles gostem da leitura.

Convidamos você a experimentar uma avaliação gratuita conosco, na Nativ Inglês, e ver, em primeira mão, como temos ajudado nossos alunos a aprender inglês mais rapidamente, sem nenhuma ilusão.

Bons estudos!

Procurando um curso de Inglês?

Na Nativ Inglês, oferecemos uma grande variedade de cursos online com professores nativos. Você terá aulas cara a cara via vídeo call num curso personalizado, exclusivo às suas necessidades, adequado ao seu nível de conhecimento.

Oferecemos cursos para iniciantes, curso de inglês fluente para intermediários e avançados, inglês para empresas, inglês jurídico e preparatórios para os exames de proficiência em inglês.

Fale conosco e projetaremos um curso particular para atender às suas necessidades.  

Quer uma aula experimental gratuita?

Compartilhe esse conteúdo
Author Details

Daniel Casden

Daniel Casden é o coordenador da Nativ Inglês e fundador da abordagem “Nativ Inglês” para ensino da língua inglesa. Americano, mudou-se para o Brasil para morar com sua esposa brasileira; porém, após lecionar em cursos de inglês com currículos rígidos e obsoletos, optou por fundar sua própria escola. Atualmente, soma dez anos de experiência em ensinar inglês de forma intuitiva, prática e centrada no aluno.

Tendo vivido em diversos países e diferentes experiências profissionais,...

Saiba Mais
Saiba Mais Sobre Nossos Cursos
Envie-Nos Uma Mensagem E Fique Em Contato
Contate-nos
seta de rotação azul
magnifiercross