Desconto de Ano Novo
10% de Desconto na 1ª Mensalidade
00
Dias
00
Horas
00
Minutos
00
Segundos
Você Ficará com o Mesmo Professor Durante Todo seu Curso.

Qual é a maior dificuldade em aprender inglês?

POR
DANIEL CASDEN

Afinal, qual é a maior dificuldade em aprender inglês - e existe apenas uma? Embora o aprendizado do inglês traga inúmeros benefícios, como melhores oportunidades de carreira, acesso à cultura global e desenvolvimento pessoal, dominar a língua é um processo que demanda bastante tempo e esforço. Por isso, é natural que, em algum momento, você encontre obstáculos inconvenientes.

Ao longo desse artigo, você vai descobrir qual é a maior dificuldade em aprender inglês. Hoje, abordaremos também dicas valiosas para tornar o processo de aprendizado mais leve, prazeroso e eficiente!

Saiba também: Qual é a diferença entre inglês avançado e inglês fluente?

Pule Para

Qual é a maior dificuldade em aprender inglês? Veja 6 obstáculos que você pode superar

Antes de tudo, é importante destacar que não existe uma única dificuldade no aprendizado do inglês. Afinal, cada pessoa aprende melhor de um jeito diferente, além de apresentar facilidades e dificuldades com diferentes aspectos da língua inglesa. 

Apesar disso, ainda é possível identificar alguns obstáculos comuns que os estudantes de inglês enfrentam - e aqui separamos 6 deles. Se você está passando por dificuldades no aprendizado do idioma, você provavelmente vai se identificar com alguns dos seguintes pontos:

1. Tempo e dinheiro

O desejo de dominar a língua inglesa está cada vez mais frequente entre os brasileiros, mas tempo e dinheiro ainda são grandes obstáculos para a maioria. A rotina corrida, a carga horária de trabalho puxada e a necessidade de conciliar outras responsabilidades (como estudos, afazeres domésticos, etc.) tornam o aprendizado do inglês mais difícil.

Fato é que aprender qualquer coisa exige bom planejamento e disciplina para ser consistente. É importante estabelecer metas realistas e adaptáveis à sua rotina, seja dedicando alguns minutinhos por dia ou frequentando aulas algumas vezes por semana. Você pode, por exemplo, procurar por aplicativos de celular que te ajudam a aprender a língua inglesa de forma prática em sessões que duram poucos minutos.

Em relação ao dinheiro, é possível encontrar diversas opções de aulas e até mesmo cursos completos de inglês gratuitos ou com preços muito acessíveis, sendo uma alternativa maravilhosa para quem busca flexibilidade e economia.

Fique atento também para eventos, palestras, grupos de conversação e workshops gratuitos na sua região – eles são uma ótima forma de conhecer pessoas novas e afiar um pouco mais o seu inglês.

Grupo de pessoas conversando.
Qual é a maior dificuldade em aprender inglês?

2. Barreiras psicológicas

O medo de errar é um dos principais obstáculos psicológicos que podem dificultar o aprendizado do inglês. Essa barreira pode ser tão forte que impede a pessoa de se comunicar por medo de ser julgada ou ridicularizada. 

Esse receio pode ter raízes em experiências negativas anteriores, como ter sido corrigido publicamente, ter passado por experiências de bullying, ou ter feito apresentações em inglês que não foram bem-sucedidas.

Outra barreira psicológica é a falta de confiança na própria capacidade de aprender o idioma. Essa crença limitante pode ser causada por comparações com outras pessoas que já dominam o inglês, ou pela falsa ideia de que aprender um idioma é algo muito difícil.

Para superar essas dificuldades, é importante que a pessoa desenvolva uma mentalidade de crescimento. Em suma, isso significa acreditar que o aprendizado é um processo contínuo e que todos podem aprender, independentemente da idade ou do nível de conhecimento.

Por fim, nunca esqueça que errar faz parte do processo; o ideal é levar cada deslize como uma oportunidade de aprendizado.

3. Falta de prática e exposição ao idioma 

Outro obstáculo enfrentado pelos estudantes de inglês é a falta de prática e exposição ao idioma. A imersão em um ambiente anglófono é considerado o método mais eficaz para aprender um idioma, pois permite que o estudante esteja em constante exposição à língua e pratique suas habilidades de forma natural e contextualizada.

No entanto, essa imersão, seja por meio de intercâmbios ou viagens internacionais, costuma ser inviável para a maioria das pessoas devido aos altos custos envolvidos, como já havíamos explorado antes.

Essa falta de contato com o idioma impede o desenvolvimento das habilidades essenciais para uma comunicação fluida e eficaz, como leitura, compreensão auditiva, escrita e, principalmente, conversação. Sem a prática regular, o aprendizado se torna muito teórico e abstrato, dificultando a internalização do conhecimento adquirido em sala de aula.

Formas de remediar esse impasse envolvem participar de comunidades online, consumir conteúdo (música, podcasts, filmes, séries, livros, vídeos, artigos, não importa!) e encontrar grupos de conversação em inglês.

Uma pilha de livros escritos na língua inglesa.Qual é a maior dificuldade em aprender inglês?
Qual é a maior dificuldade em aprender inglês?

4. Estratégias de aprendizado inadequadas e materiais inapropriados

Focar em métodos tradicionais, como aulas puramente expositivas e repetição mecânica de vocabulário e gramática, pode tornar o aprendizado monótono e pouco eficiente. Essa abordagem costuma falhar em estimular o interesse e a participação ativa do aluno, que podem potencializar o desenvolvimento das habilidades linguísticas dos alunos.

Uma das formas de superar esse obstáculo envolve buscar métodos que estimulem a participação ativa dos estudantes, como projetos, encenações e debates em inglês. Vale a pena considerar, se possível, usar ferramentas online para oferecer uma experiência multimídia, incorporando vídeos ou mesmo filmes em inglês para tornar as aulas mais variadas.

A nível individual, o ideal é procurar os métodos de estudo que funcionam melhor para o seu jeito de aprender. Algumas pessoas são mais produtivas estudando por conta com um livro de gramática, outras se dão melhor em um ambiente em grupo, e assim por diante. 

Esse processo vai envolver tentativa e erro, mas vale muito a pena – seus estudos vão render muito mais.

Além disso, podemos citar a falta de estrutura presente em muitas escolas, principalmente as públicas. É normal professores lidarem com turmas grandes e com a falta de materiais didáticos de qualidade, dificultando a realização de atividades mais interessantes.

5. Dificuldades com a pronúncia

Uma outra grande dificuldade enfrentada pelos estudantes é a pronúncia, o elemento mais importante do speaking.

O principal desafio reside na inconsistência fonética da língua inglesa: ao contrário do português, onde cada sílaba tem seu som próprio, o inglês não apresenta um padrão. A mesma letra ou combinação pode ser pronunciada de forma diferente a depender da palavra – pense em “mobile” (“moe-byle”) e “automobile” (“aa-tuh-mo-beel.”)

Algumas palavras também possuem pronúncias que não condizem com sua escrita – “colonel” se pronuncia “kernel”, “gauge” é “gage”, “choir” é “kwire”, “Arkansas” é “Arkansaw” e, famosamente, “Worcestershire” é “Wusstersher.”

Inacreditável, não é?

Essa inconsistência pode confundir os estudantes e dificultar a memorização da pronúncia correta, mas é nada que a prática regular não possa resolver. Você pode também usar ferramentas online de pronúncia que oferecem exemplos e exercícios e provêm feedback sobre sua pronúncia. Mais uma vez, não tenha medo de errar e lembre-se de que isso é um processo!

6. Desmotivação e falta de consistência

Por fim, temos a desmotivação e a falta de consistência como um outro grande obstáculo que muitos estudantes enfrentam. Essa falta de ânimo pode vir pela falta de clareza nos objetivos, dificuldades no processo de aprendizagem, método que não é o ideal para você, comparação excessiva com outras pessoas, ou todos os outros fatores explorados ao longo do artigo.

Obrigado por ler esta postagem

Como pode ver, saber qual é a maior dificuldade em aprender inglês é quase inviável, dado que a resposta varia de pessoa para pessoa. Contudo, com o devido esforço e apoio de professores que se importam com a sua jornada, todos esses obstáculos podem ser superados antes mesmo de você perceber.

Se você gostou do conteúdo, continue acompanhando nosso blog para conferir outros temas como este. Aproveite ainda para compartilhar este post com seus amigos e entes queridos nas redes sociais – como Facebook, LinkedIn e Instagram – para que eles também possam ver o aprendizado do inglês de uma forma diferente!

Procurando um curso de inglês?

Na Nativ Inglês, oferecemos uma grande variedade de cursos online com professores nativos. Você terá aulas cara a cara via chamada de vídeo num curso personalizado, exclusivo às suas necessidades e adequado ao seu nível de conhecimento.

Oferecemos cursos para iniciantes e cursos de inglês fluente para intermediários e avançados, além de cursos de inglês para empresas, inglês jurídico e inglês preparatório para os exames de proficiência em inglês.

Queremos saber qual é a maior dificuldade em aprender inglês para você. Fale conosco e projetaremos um curso particular para atender às suas necessidades!

Compartilhe esse conteúdo
Categories
Postagens Relacionadas

Descubra como Podemos Ajudar

Single Blog Form

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Author Details

Daniel Casden

Daniel Casden é o coordenador da Nativ Inglês e fundador da abordagem “Nativ Inglês” para ensino da língua inglesa. Americano, mudou-se para o Brasil para morar com sua esposa brasileira; porém, após lecionar em cursos de inglês com currículos rígidos e obsoletos, optou por fundar sua própria escola. Atualmente, soma dez anos de experiência em ensinar inglês de forma intuitiva, prática e centrada no aluno.

Tendo vivido em diversos países e diferentes experiências profissionais,...

Saiba Mais
Saiba Mais Sobre Nossos Cursos
Envie-Nos Uma Mensagem E Fique Em Contato
Contate-nosContate-nos
seta de rotação azul

Fale Conosco pelo Whatsapp

Preencha e Seja Redirecionado para o Nosso WhatsApp Agora Mesmo!
Whats App Form
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram