O que é Curso Intensivo de Inglês?

POR
DANIEL CASDEN

Vale a Pena Fazer Curso Intensivo de Inglês?

Sou só eu, ou as pessoas passaram a interpretar mal toda a ideia por trás de um Curso Intensivo de Inglês? Parece que muitos acreditam que ele é algo mágico, uma espécie de entidade diferente.

Para mim, um curso intensivo sempre estrará atrelado à necessidade de frequência entre aulas, ou seja, o número de horas que você faz por semana ou tempo que passa na escola todos os dias.

Então, quais são alguns dos equívocos mais comuns entre os alunos que se matriculam em um curso intensivo? O maior deles é de acreditar que o curso lhes garantirá um aprendizado rápido da Língua Inglesa. Para entender melhor por que as pessoas acreditam nisso, precisamos analisar primeiro como a maioria das escolas anuncia seus cursos.

descrição de características de um curso intensivo
Grande parte das publicidades que giram em torno desses cursos possuem slogans como:

“Faça Um Intensivo E Aprenda Mais Rápido Que Todos Os Outros!”

“Cursos intensivos são a melhor maneira de aprender inglês rapidamente. Comece hoje mesmo!

“O inglês não está funcionando para você? Experimente fazer um curso intensivo e finalmente entenda o idioma!”

placa com os dizeres "aprenda inglês"
Esses anúncios possuem alguma validade? Bem, deixe-me começar afirmando que sim.

Aprender inglês pode ser muito mais produtivo se você se expuser a língua e passar a usá-la com mais frequência.

Existe uma grande vantagem em se ter aulas com mais frequência ou por períodos mais prolongados de tempo, mas será que isso garante que você aprenderá a língua mais rapidamente?

Então, aqui vai o que a maioria das pessoas já sabe, mas que, por algum motivo, se esqueceu ou pensou que não se aplicaria ao aprendizado do inglês:

Você precisará se esforçar bastante, apenas assistir aulas não é o suficiente para dominar o idioma. Eu já ensinei diversos tipos de alunos, tanto aqueles que possuíam uma afinidade natural pelo aprendizado de línguas quanto aqueles que precisavam se esforçar um pouco mais para chegar lá.

É como Joseph Chris disse em sua declaração final:“Bem, talento natural não lhe dará uma vantagem se você não trabalhar duro!”. Então, de qualquer forma, você precisa se esforçar, e esse é o meu problema com esses tipos de anúncio.
Eles não representam a realidade, o que faz com que você acredite que fazer um curso intensivo será o suficiente para aprender inglês.

Arte com a pergunta "talento ou trabalho duro: qual vence?"

O Nosso Approach com Curso Intensivo

Cada escola deve definir a quantidade mínima de horas necessárias para qualificar um curso como intensivo. Por exemplo, na Nativ, o mínimo é de 4 vezes por semana. Escolhemos 4 vezes porque a maioria dos nossos alunos deseja ter um número maior de aulas, mas, normalmente, não somos capazes de prover mais do que 4 de horas por semana por conta da nossa agenda lotada.

É por isso que anunciamos nosso curso intensivo como aquele em que você faz mais por menos. Primeiramente, “mais por menos” porque você terá mais aulas por um preço mais acessível. E, segundo, sempre deixamos claro que nossos alunos ainda precisam fazer sua parte e estudar bastante. Gosto de sugerir aos meus estudantes que reservem 20 minutos por dia, não importa o que aconteça.

Assim, mesmo que você tenha feito uma aula, concluído sua lição de casa e, digamos, que isso levou cerca de 2 horas no total, ainda precisa estudar por mais 20 minutos. Dedicação é essencial, Pense bem, o que você tem em sua vida que não conseguiu por meio do seu esforço e trabalho duro?

Resumindo, fazer um curso intensivo lhe ajudará a melhorar seu aprendizado e o ritmo em que domina o inglês, mas não substitui o seu esforço. Bons hábitos de estudo, prática regular, comprometimento a vontade de aprender o idioma são os ingredientes que lhe ajudarão a atingir seu objetivo mais rapidamente.

mulher próxima a parede com desenho de foguete

Obrigado por ler essa postagem. Se tiver gostado, compartilhe-a com seus amigos e entes queridos nas redes sociais, como FacebookLinkedinInstagram para que eles também possam passar a ver o aprendizado do inglês de uma forma diferente. Talvez eles gostem da leitura.

Convidamos você a experimentar uma avaliação gratuita conosco, na Nativ Inglês, e ver em primeira mão como temos ajudado nossos alunos a aprender inglês mais rapidamente, sem nenhuma ilusão.

Compartilhe esse conteúdo
Author Details

Daniel Casden

Daniel Casden é o coordenador da Nativ Inglês e fundador da abordagem “Nativ Inglês” para ensino da língua inglesa. Americano, mudou-se para o Brasil para morar com sua esposa brasileira; porém, após lecionar em cursos de inglês com currículos rígidos e obsoletos, optou por fundar sua própria escola. Atualmente, soma dez anos de experiência em ensinar inglês de forma intuitiva, prática e centrada no aluno.

Tendo vivido em diversos países e diferentes experiências profissionais,...

Saiba Mais
Saiba Mais Sobre Nossos Cursos
Envie-Nos Uma Mensagem E Fique Em Contato
Contate-nos
seta de rotação azul
magnifiercross