18 Dicas para Aprender Inglês Sozinho

POR
DANIEL CASDEN

Falar inglês é fundamental nos dias de hoje. Você está atrás de dicas para estudar inglês que funcionam

Então está no lugar certo! Leia este artigo até o fim. Garanto a você que, se você colocar todas as dicas em prática, seu inglês melhorará muito em compreensão, fala e pronúncia.

Pule Para

Qual a melhor forma de aprender inglês sozinho? 

Em primeiro lugar, devo dizer que a melhor forma de aprender inglês é aprender a ouvir. Listening é uma técnica muito poderosa no aprendizado de uma segunda língua, mas é também um desafio para a maioria dos alunos.

Portanto, como sua intenção é aperfeiçoar suas habilidades de fala e compreensão e soar mais fluente como um falante nativo, a melhor dica para estudar inglês é aprender a ouvir o inglês. 

infográfico sobre como aprender a falar inglês sozinho

Nesse artigo vou lhe ensinar como treinar o seu listening e praticar usando o melhor método para aprender inglês.

Abaixo, estão as 18 melhores dicas para aprender inglês sozinho de forma eficiente.

1- Não tenha pressa

mulher frente a uma parede com a palavra "desacelerar"

Fale devagar e com clareza. Você está aprendendo uma segunda língua. Não é obrigado a falar tão rápido quanto os falantes nativos. Eu entendo que muitas vezes os nervos podem fazê-lo falar rapidamente e tentar dizer as coisas o mais rápido possível. Mas, aprender inglês não é uma corrida. Na Nativ, nosso lema é: “Quando mais rápido você falar, mais tempo levará para aprender.”

Se você desacelerar, pronunciando as palavras corretamente, seu cérebro terá tempo para construir sentenças completas. Você terá menos chances de tropeçar em suas palavras e será entendido pela outra pessoa

Posso dizer com 100% de certeza que 9 em cada 10 pessoas não entendem por que devem falar devagar. Na verdade, toda vez que peço aos meus alunos para falar mais devagar, fico surpreso que acabam acelerando ainda mais!

2- Pratique e compare

Através do esforço de muita prática e escuta cuidadosa, você detectou que fala algumas palavras incorretamente, produzindo sons de vogais de forma equivocada e cometendo outros erros. 

Aplauda a si mesmo. Não se intimide. Cometer erros é uma parte natural do aprendizado do inglês. Os erros só serão ruins de você permitir que eles continuem como erros, sem aprender com eles. 

Existe uma psicologia de tudo isso. Muitas pessoas se sentem mal com os erros cometidos, mas não é assim que você deve se sentir. É importante se sentir bem, porque agora você pode consertar!

Todavia, o fato de você estar falando errado e repetindo os erros há algum tempo criou o péssimo hábito da má pronúncia como padrão. Velhos e maus hábitos não mudam facilmente da noite para o dia.

Por isso, sugiro que você se esforçe no listening e compare o que tem feito de forma equivocada com a forma correta. Através da prática e da repetição, você aprenderá a falar de forma mais clara.

3- Vá até o espelho e imite

macaquinho se olhando no espelho

Esta sempre foi a minha dica de inglês favorita! Fale diante do espelho e pratique, pratique e pratique. Você verá como será mais fácil aprender a falar inglês. O melhor benefício será a enunciação clara da língua. Pois, você observará como sua boca e lábios se movem e o som que é produzido, além das expressões faciais produzidas quando você pronuncia as palavras. 

Um modo de transformar essa dica numa diversão é memorizar as falas de um filme ou seriado que você gosta, e praticar diante do espelho imitando o modo como a boca do ator se move e o som produzido. 

4- Assista TV!

Essa dica para aprender inglês é muito fácil de ser seguida. Existem milhares de filmes e programas em inglês por aí para serem assistidos. Recomendo que você assista o maior número possível desses programas com legendas em inglês ou sem legendas, se possível. 

Em vez de tentar abraçar o mundo de uma vez, tente reconhecer sons peculiares, pequenas frases e focar em palavras específicas. Um opção é assistir o mesmo filme duas vezes, uma com legenda e outra sem. 

5- Ouça músicas e audiobooks

Além dos programas de TV e filmes, ouvir músicas é outra dica para aprender inglês. As frases nas músicas, normalmente, são repetitivas e estimulam a memorização. Por exemplo, comece com sua canção favorita. Ouça-a e preste atenção ao que ela diz. Acompanhe a letra e confira a tradução. A repetição dessa prática, com certeza, vai dar aquela turbinada no seu inglês.

Já os audiobooks ou áudio livros, uma melhor opção para alunos intermediários ou avançados, usam vocabulário bem mais abrangente, uma esplêndida ferramenta de desenvolvimento de seu listening

Além disso, as músicas e os áudio livros podem ser ouvidos dentro de seu carro, numa atividade relaxante, enquanto viaja do trabalho para casa. Uma dica de inglês para iniciantes é escolher livros que você já leu, pois fica mais fácil entender o contexto.

6- Pratique com exercícios online

Na Internet, você encontra muitos sites com exercícios interativos, dinâmicos (e até divertidos) para praticar seu inglês gratuitamente. Os exercícios participativos ajudam você a melhorar sua linguagem falada, escrita e compreensão.

Os exercícios online também oferecem uma vantagem muito grande: a gratificação instantânea. Com um clique você sabe se suas respostas estão certas ou erradas. E os exercícios online podem ser feitos a qualquer hora, em qualquer lugar. Está esperando por sua consulta ao médico? Conecte-se ao Wi-Fi e comece a praticar o idioma mais falado do mundo. 

7- Estude e pratique todos os dias

palavra prática

A melhor dica para ficar fluente em inglês é estudar e praticar a língua diariamente. Crie o hábito de aprender todos os dias, cultive a regularidade e planeje uma sessão de estudo diária que funcione melhor para você. Lembre-se, para se tornar proficiente no idioma, você precisará de centenas de horas de prática e exposição à língua. 

Se você não se sente inspirado para estudar todos os dias sozinho, matricule-se num curso de conversação e conte com a motivação de professores nativos qualificados com experiência em ensinar o inglês a estrangeiros. Em nossa escola temos cursos de conversação especialmente preparados para aumentar sua fluência, vocabulário e precisão ao falar inglês e, ao mesmo tempo, levar suas habilidades na língua inglesa a um novo nível de proficiência.

8- Leia

Procure livros indicados ao seu grau de conhecimento. Além de aprender, você vai se divertir. Leia tudo que puder em inglês: livros, jornais, sites, mídia social, revistas, etc. A exposição ao vocabulário novo aliado ao conhecimento adquirido anteriormente lhe ajudará a entender os contextos e reforçar seu engajamento com a língua.

Contudo, uma advertência. Se você é iniciante, não caia na tentação de pensar que livros infantis são a melhor opção. Quase nunca são. Esses livros foram escritos para crianças que sabem inglês e interagem com o inglês no dia a dia. Eles usam palavras e expressões linguísticas peculiares que embora sejam infantis, estão além da compreensão de um iniciante.

Quando seu grau de conhecimento for mais avançado, uma boa idéia é acessar os sites de notícias em inglês, como BBC ou CNN. Pode ser difícil no início, mas com o tempo, você conseguirá entender toda a mensagem. 

9- Os games são seus aliados

garoto jogando video game e aprendendo inglês

Nem preciso dizer o quanto os vídeo games e aplicativos de jogos irão lhe ajudar. É uma das dicas para aprender inglês mais valiosas. Se você está entediado de estudar, jogar games online pode ser sua receita. Não há nada melhor do que jogar seu jogo favorito e aprender inglês ao mesmo tempo.

O aprendizado geralmente não está associado aos jogos online, mas se você configurar seus jogos na versão em inglês, além das altas pontuações e salvar o mundo, você também vai estar aprendendo inglês. Inclusive, os jogos multiplayer são interativos e o inglês é uma ferramenta necessária para progredir no jogo. Aprender para brincar! 

10- Conecte o inglês ao seu dia a dia

Uma das melhores maneiras de aprender inglês e aumentar seu vocabulário é inserir o inglês na sua rotina. Ao incorporar o inglês em sua vida cotidiana, você aprenderá a pensar em inglês e prestará atenção à maneira natural como o idioma é usado. Que tal começar a fazer sua lista de compras em inglês? Ou alterar a linguagem de seu celular para inglês? Existem tantas oportunidades. Tire vantagem dessas possibilidades.

Você vai poder encarar as dificuldades que encontrar como excelentes oportunidades para aprender. O hábito de constantemente interagir com o inglês lhe exporá ao uso do idioma na sua forma natural, aprendendo expressões e palavras que os falantes usam diariamente, inclusive profissionalmente. 

11- Comece a observar o inglês ao seu redor

Esta dica é quase uma continuação da dica anterior; é uma forma mais fácil de aprender inglês. Muitas palavras que usamos no dia a dia são estrangeirismos, ou no caso do inglês, anglicismos. Essa familiaridade com o inglês trás uma grande vantagem ao aprendizado. 

Quer um exemplo? Tenho certeza que você já está acostumado a ouvir frases do tipo: 

  • “Comprei uma blusa super fashion no shopping center”.
  • “Vou dar uma volta de bike”.
  •  “Já fiz um backup and mandei o e-mail do conteúdo para seu follow-up”.
  • “Por favor, quero um cheeseburger com bacon. Vocês fazem delivery?”

Como você pode ver, as palavras em inglês são parte de nossa rotina e, talvez, você nem tenha percebido. 

12- Inscreva-se em podcasts ou canais de YouTube em inglês 

homem olhando para as opções de filme em uma televisão

Esta é outra dica de inglês muito fácil de seguir. Há uma abundância de opções para você escolher dependendo de sua personalidade e gosto pessoal. Os canais abrangem todos os assuntos que você possa imaginar. Culinária? Política? Celebridades? Sempre haverá um canal ou um podcast em inglês para você. 

Essa é também outra dica que você poderá fazer no carro, enquanto dirige para casa ou para a escola. Se você sentir dificuldades com algum sotaque nativo difícil de entender, não desista. Persevere, você entenderá mais cedo do que pensa. 

13- Fale com pessoas reais

De preferência, nativos. Conversar com falantes nativos do inglês é quase como um curso imersivo de conversação. Afinal, para que serve aprender inglês senão para poder se comunicar? Já está provado que o melhor jeito de aprender inglês é praticá-lo na conversação com nativos.

Procure pessoas com quem possa conversar informalmente ou inscreva-se num curso com professores nativos. Ou, quem sabe, você tem aquele amigo que também está atrás da fluência no inglês. Aproveite sua companhia (face a face ou virtual) e comece a conversar em inglês. Uma boa amizade para compartilhar conhecimentos e ampliar suas habilidades não deve ser desperdiçada.

14- Ouças palestras TED

homem grisalho em ted talk

As palestras TED são uma ótima fonte de conhecimento que vão turbinar seu listening e compreensão. São milhares de palestras inspiradoras de apenas 15 minutos, com pessoas de áreas diferentes de todo o planeta. Você notará diferentes sotaques e tons de voz que vão, indubitavelmente, impulsionar seu inglês, além de aprender um pouco mais sobre o assunto da palestra. 

A Internet oferece recursos inesgotáveis para aprender e praticar idiomas. Além das palestras TED, existem muitos sites, vlogs e blogs, em inglês sobre qualquer tema que você quiser. 

15- Invista no listening

Como você vê, a maior parte das dicas para aprender inglês se concentra na escuta. Portanto, a palavra mágica para acelerar o aprendizado, compreensão e fluência ao falar inglês é: escutar. As dicas para estudar inglês que relacionei até agora têm a conexão de criar uma experiência interativa com a língua: o listening ativo em inglês, o elemento essencial da comunicação efetiva.

Se você quer mergulhar no idioma mais falado no mundo, terá que aprender a escutar e entender o inglês.

Praticando a escuta ativa todos os dias, você está treinando seus ouvidos para entender os sons, as palavras e os ritmos usados pelos falantes nativos. Esse processo de melhoria contínua faz com que os sons fiquem cada vez mais fáceis de entender e a língua se torna mais clara, apesar dos diferentes sotaques ou peculiaridades locais do inglês. A comunicação em inglês vai melhorando naturalmente, sem requerer esforço ou foco em detalhes. 

16- Cuidado com as mentiras

A Internet é, como vimos, uma excelente fonte para praticar inglês, mas, infelizmente, também está cheia de porcaria sobre o aprendizado do inglês. Aprender inglês sozinho, ficar fluente em três meses, e outros tipos de marketing falso para enganar as pessoas que sabem o valor do inglês e precisam desse conhecimento. Não caia nessas mentiras. 

Você nunca será um nativo (teria que nascer de novo), mas poderá falar fluentemente como um nativo. Contudo, para falar como um nativo, você vai precisar de muita exposição à língua. Com disciplina e dedicação, com certeza, vai ter condições de falar corretamente em seu próprio ritmo e com o menor número de erros possível, aprimorando continuamente a compreensão e a eficiência da comunicação.

17- Divirta-se

Eu não posso deixar de enfatizar a importância de você se divertir enquanto aprende! Faça de seu aprendizado uma experiência prazerosa e escolha opções de estudo que você vai gostar de fazer. 

Se você não absorver mais nada desse artigo, assimile pelo menos essa dica: Você precisa se divertir; aprender uma segunda língua não é fácil, mas não precisa ser chato ou entediante.

Existem muitos programas extraclasse, offline e online, como jogos ou atividades dinâmicas, interativas que vão apimentar o seu aprendizado. 

18- Não estude sozinho

Eu sei que é uma contradição essa ser nossa última dica de como aprender inglês sozinho. Mas eu precisava te falar isso. 

Caso você não tenha mesmo como ter um professor, tudo bem, ainda é possível, vá em frente sozinho com nossas dicas de inglês. Mas se tiver a mínima chance de você conseguir investir em um professor, faça isso, será bem mais rápido.

Muitas vezes, o lento progresso na aprendizagem do inglês acontece por ensino inadequado. Cada aluno é diferente e necessita de classes customizadas às suas necessidades para que aprenda de forma personalizada e individualizada. 

A contratação de um professor nativo especializado em métodos inovadores, direcionados para motivar os alunos, instilando o verdadeiro desejo de aprender produz resultados fantásticos. 

Aulas interessantes e divertidas ajudam os alunos a permanecerem motivados e consistentes no estudo do idioma. Os professores nativos da Nativ são altamente qualificados e experientes para lhe ensinar inglês de modo personalizado ao seu nível de conhecimento, cronograma e necessidades. 

E aí? Preparado para colocar as dicas de inglês em prática?

A menos que você seja um ator ou planeje ser um espião, você não deveria estar se preocupando tanto com total perfeição. Mas parabéns pela motivação! Uma atitude positiva em relação ao inglês indica a disposição de trabalhar duro e perseverar quando o aprendizado se torna difícil.

Use essas dicas para melhorar o inglês como uma excelente tática para progredir em sua pronúncia.

Como vimos, todas as dicas de inglês, fundamentalmente, visam aperfeiçoar seu listening, a melhor forma de aprender inglês. Aprender a ouvir é um dos principais segredos para aprender inglês de forma eficaz. É a melhor recomendação para aperfeiçoar suas habilidades de fala e compreensão e falar fluentemente como um nativo.

Adquirir uma pronúncia correta é importante em qualquer língua, e no inglês isso é ainda mais relevante. O modo como você soa tem um enorme impacto em como as pessoas o entendem. A pronúncia clara e natural é a primeira impressão que você dá ao conversar com falantes nativos do inglês e pode fazer toda a diferença nas futuras relações profissionais e pessoais.

Portanto, é relevante que você entenda duas dicas de pronúncia em inglês:

  • A) O jeito que você fala está profundamente conectado com o modo como você percebe os sons, ou seja, você precisa primeiro escutar antes de dizer algo corretamente.
  • B) O modo como você pronuncia está relacionado com os movimentos mecânicos que sua boca e lábios fazem ao falar. Aprender os movimentos corretos da boca, o modo como você abre e fecha os lábios, o movimento da língua, etc são fundamentais para aprender a pronúncia certa das palavras e seu reconhecimento.

Dica infalível 

Espero que tenha gostado e que estas dicas sejam úteis para turbinar o seu inglês. Eu garanto que se você for diligente e disciplinado, mesmo sem aulas, poderá melhorar seu inglês em escala considerável com a ajuda dessas dicas para aprender inglês. 

Se você está interessado em fazer um curso especializado e desenvolver suas habilidades de se expressar corretamente, confira nosso curso de inglês fluente ou nossos cursos em grupos que certamente caberão no seu bolso.

Você também pode se inscrever em nossa lista de e-mails para receber notificações sobre promoções, lançamento de novos conteúdos e eventos.

Quer saber mais? Contate-nos e dê o primeiro passo que vai mudar sua vida!

Obrigado por ler esta postagem.

E, se você gostou do conteúdo, continue acompanhando nosso blog para conferir outros temas como este, e compartilhe este post com seus amigos e entes queridos nas redes sociais como Facebook, LinkedIn, Instagram para que eles também possam ver o aprendizado do inglês de uma forma diferente.

Convidamos você a experimentar uma avaliação gratuita conosco, na Nativ Inglês, e ver, em primeira mão, como temos ajudado nossos alunos a aprender inglês mais rapidamente, sem nenhuma ilusão.

Quer uma aula experimental gratuita?

Compartilhe esse conteúdo
Author Details

Daniel Casden

Daniel Casden é o coordenador da Nativ Inglês e fundador da abordagem “Nativ Inglês” para ensino da língua inglesa. Americano, mudou-se para o Brasil para morar com sua esposa brasileira; porém, após lecionar em cursos de inglês com currículos rígidos e obsoletos, optou por fundar sua própria escola. Atualmente, soma dez anos de experiência em ensinar inglês de forma intuitiva, prática e centrada no aluno.

Tendo vivido em diversos países e diferentes experiências profissionais,...

Saiba Mais
Saiba Mais Sobre Nossos Cursos
Envie-Nos Uma Mensagem E Fique Em Contato
Contate-nos
seta de rotação azul
magnifiercross