Aulas de Conversação em Inglês Valem a Pena?

POR
DANIEL CASDEN

Sem dúvida, falar é a habilidade mais desafiadora que as pessoas têm ao aprender uma nova língua. As aulas de conversação em inglês com professores nativos ajudarão você a melhorar significativamente sua fluência. 

É difícil aprender uma nova língua, ninguém tem a pronúncia ou a gramática perfeita no início e isso pode ser intimidante. O curso de conversação em inglês oferece aos alunos a oportunidade de corrigir erros em tempo real, garantindo que os alunos possam praticar e melhorar sua destreza no idioma.

A prática de participar em aulas de conversação em inglês o ajudará a desenvolver uma voz forte, bem-preparada, com novas habilidades. As aulas de conversação inspiram confiança colocando o que já foi aprendido dentro de contextos adequados.

Se você ainda tem dúvidas se as aulas de conversação em inglês são ideais para você, continue lendo. Neste artigo falaremos sobre os benefícios que um curso de conversação em inglês trará a você, especialmente conversação com nativos, a melhor ferramenta para ensiná-lo a  usar o idioma corretamente em todas as circunstâncias da vida real.

Pule Para

Aulas de conversação em inglês: o que é e como funcionam?

A aula de conversação é apenas uma simples troca de palavras entre duas ou mais pessoas ou é mais do que isso?

Os alunos que querem usar e desenvolver suas habilidades de compreensão auditiva e fluência na fala, normalmente se matriculam em um curso de conversação em inglês. Suas exigências diferem muito das necessidades dos alunos que desejam aprender inglês.

Os cursos de conversação são uma excelente oportunidade para aumentar sua fluência, vocabulário e precisão ao falar inglês, e ao mesmo tempo, levar suas habilidades na língua inglesa a um novo nível de proficiência.

Nossos cursos de conversação são customizados às necessidades dos alunos e ao seu nível de conhecimento, mas em todos eles você vai:

  • Melhorar sua fluência, gramática e pronúncia.
  • Identificar e superar seus problemas de comunicação oral.
  • Expandir seu vocabulário falado, incluindo coloquialismos e gírias.
  • Aperfeiçoar suas habilidades de listening e compreensão.
  • Desenvolver sua capacidade de se expressar de forma clara e precisa em qualquer situação.
  • Praticar a falar naturalmente com confiança nas conversações. 

Por que precisamos de aulas de conversação em inglês?

A proficiência em conversação em inglês é mais do que um aumento em suas habilidades de comunicação, é uma janela aberta para outras culturas e outras amizades. Pois quando você aprende a falar inglês como ele é falado na vida real, você adquire habilidades de interagir de forma clara e expressiva com o mundo.

Aprenda a pensar em inglês

Lembro-me de um incidente que aconteceu comigo há alguns anos. Achei engraçado quando um colega australiano olhou para mim e disse, "Let's have a chinwag” e “With me, you don’t have to dot around.”

Chinwag era uma daquelas palavras que, embora eu entendesse sobre o que estávamos falando, não tinha a menor ideia do que ele queria dizer.

Por outro lado, consegui entender exatamente o que ele dizia quando falava “to dot around,” embora a pronúncia dele ao dizer a palavra “dot” fosse totalmente estranha para mim.

O que é um “chinwag”?

É um termo britânico/australiano para denominar um bate-papo informal entre amigos. Literalmente, significa “balançar o queixo”. Pense no que seu queixo faz quando você fala.

mulher sorrindo olhando para o alto

Aprender outro idioma: maior interconexão humana

Vou lhe explicar exatamente o que meu colega australiano estava dizendo, mas primeiro quero definir qual é o propósito de aprender outro idioma.

Compartilhar informações facilita a vida, falar fortalece as relações sociais e selecionar tópicos a serem discutidos nos permite conectarmos uns aos outros de maneira efetiva. Esse é o propósito final da aula de conversação, a comunicação clara e objetiva.  

Quando você pode manter uma conversa eficaz em inglês, você está elevando sua comunicação a outro nível. Um mundo de mais de 1.5 bilhões de pessoas. É muita gente boa com quem se comunicar e partilhar ideias. 

O curso de conversação em inglês também é uma ótima maneira de aumentar o seu grau de compreensão e realmente melhorar o seu inglês falado. Grupos de conversação em inglês podem ser uma ótima maneira de melhorar suas habilidades linguísticas e praticar com outras pessoas que estão aprendendo.

As pessoas estão finalmente começando a perceber que apenas o estudo do inglês na sala de aula não é o suficiente, e que o uso do idioma é igualmente ou ainda mais importante.

Vamos colocar as cartas na mesa, de que adianta aprender qualquer idioma se não podemos usá-lo quando precisamos?!!

Infelizmente, muitas pessoas que conheço aprendem inglês em um nível muito superficial. Ainda me surpreende quantas pessoas, após anos de estudo, ainda carecem de habilidades básicas de comunicação.

Gostaria de ressaltar que no aprendizado do inglês, ou de qualquer outro idioma, conseguir entender o real significado da comunicação verbal nas conversações é crucial, mesmo que você não consiga entender todas as palavras. 

O objetivo de nossas aulas de conversação em inglês online é ajudá-lo a desenvolver uma boa comunicação verbal. Queremos que você otimize habilidades linguísticas para trocar informações de maneira satisfatória, de modo assertivo, aumentando suas chances de integração nas conversas do dia a dia. 

Antes de discutirmos se as aulas de conversação em inglês são adequadas para você e o que constitui uma excelente aula de conversação, vamos primeiro entender o que meu amigo quis dizer quando disse: "Daniel, with me you don’t have to dot  around”.

Para ilustrar melhor meu ponto, vamos falar sobre o verbo frasal (verbo composto de duas ou mais palavras) come across. Nós poderíamos dizer:

Exemplo 1:

“I came across an interesting book in the library.” “Eu me deparei com um livro interessante na biblioteca.” 
“She came across as a nice person.” “Ela deu a impressão de ser uma pessoa legal.”

Nestes exemplos, usamos o mesmo verbo frasal (come across) em duas frases distintas, mas notem que ele tem dois significados diferentes. Poderíamos literalmente mudar essas duas frases para:

Exemplo 2:

“I found an interesting book in the library.” “Encontrei um livro interessante na biblioteca.”
“She seems like a nice person.” “Ela parece ser uma pessoa legal.”

As frases nos dois exemplos significam a mesma coisa, mas os verbos usados no segundo exemplo provavelmente são mais familiares para você, enquanto os verbos usados no primeiro exemplo (come across) são mais frequentemente usados por nós, falantes nativos.

Na verdade, uma das razões porque as músicas e séries de TV e filmes são difíceis de entender deve-se à exposição limitada que os alunos têm aos verbos frasais que são tão abundantes na língua inglesa.  

Agora vamos voltar ao tópico deste blog, as aulas de conversação em inglês, cruciais para o seu sucesso no aprendizado de inglês.

Infelizmente, muitos alunos ficam desanimados e perdem o interesse simplesmente por ouvir uma palavra que não reconhecem e ter dificuldade em usá-la em frases de conversação do dia a dia.

Você pode responder que não faz isso, e talvez não faça, mas esse tipo de comportamento atrapalha o desenvolvimento de sua linguagem e impede que você alcance a fluência.

Além disso, pelo contexto da conversação, é possível compreender o que a outra pessoa está dizendo, mesmo que você não entenda todas as palavras.  

Deixe-me apenas dizer isso:

Você não precisa entender cada palavra sendo falada todo o tempo para compreender o que está sendo dito.

…e foi exatamente isso que aconteceu em minha conversa com meu colega australiano.

Vamos voltar ao “chinwag”

Com “chinwag”, era absolutamente necessário que eu olhasse para ele e perguntasse: “Chinwag?”

Talvez tenha algo a ver com seu sotaque australiano, mas quando ele disse: "Daniel, with me you don’t have to dot around”, eu tive que responder em tom de brincadeira, "Dot? Who’s dotting? I’m not dotting, you’re dotting.” (“Ponto? Quem está pontilhando? Eu não estou pontilhando, você está pontilhando”).

Eu nunca havia ouvido a palavra "dot" ser usada daquela maneira, e certamente não pensei que ele quisesse usar a palavra "dot" literalmente. No entanto, apesar de tudo isso, pudemos continuar a conversa.

Mais tarde, eu me aproximei de meu amigo e perguntei o que significava a palavra “dot”.

Ele pensou um pouco e depois disse: "Ahhhh, vocês americanos dizem “dart” (usando o sotaque americano ao falar). Agora sim, “dart” faz sentido. A expressão comum que os americanos utilizam para a frase de meu colega, “With me you don’t have to dot (dart) around”, é,  “You don’t have to beat around the bush”, ou o que em português seria, “Você não precisa fazer rodeios”.

mãos próximas ao ouvido para ouvir com atenção. Capacidade treinada nas aulas de conversação em inglês

A moral da história é continuar ouvindo, prestando atenção ao conversar, mesmo se você ouvir uma ou duas palavras que não conhece, porque através do contexto você poderá entender o que eles estão dizendo.

Fundamentalmente, uma boa aula de conversação deve encorajar o aprendizado em tempo real, estimulando o pensamento e fazendo perguntas, ao invés de apenas dar aos alunos um monte de definições mastigadas.

Então, agora que temos todos esses problemas fora do caminho, vamos abordar a grande questão:

Aulas de conversação em inglês online valem a pena?

  • Se você já possui um vocabulário amplo e conceitos básicos de estrutura gramatical tanto no presente quanto no passado, sabe pelo menos 20 ou mais verbos em todas as suas formas, bem como pronomes, então eu diria que você está pronto para começar a ter conversas simples.
  • Se você é um pouco tímido ou ainda se sente um pouco hesitante em falar, sugiro que espere um pouco até começar a se sentir mais confiante para ser mais participativo nas aulas.  Na Nativ Inglês, oferecemos outros cursos que certamente se adequam ao seu temperamento.

    Nossos cursos permitirão que você e seu professor se conheçam e construam relacionamentos amigáveis, participando de conversas dinâmicas e envolventes que com certeza aumentarão sua confiança na fala para que você participe ativamente nas aulas de conversação em inglês num futuro muito próximo.  
  • Se você é o tipo de aluno que aprende melhor cometendo erros, e isso torna mais fácil lembrar como falar corretamente, então eu diria que você deveria fazer uma aula de conversação. Todos cometem erros, de principiantes a falantes experientes que pronunciam inglês fluentemente. Erros são nossas áreas para melhorar.

    Seu professor será capaz de incentivá-lo a se expressar e saberá como fornecer feedback corretivo de uma forma que não seja obstrutiva à comunicação. 

A importância das aulas de conversação em inglês

Espero que você tenha entendido como é importante participar das aulas de conversação na aprendizagem do inglês. O maior benefício que você terá ao tomar aulas desse tipo é que você aprenderá a falar fluentemente.

O curso de inglês conversação é uma excelente abordagem para:

  • Aumentar sua confiança em sua capacidade de falar inglês.
  • Melhorar suas habilidades de conversação.

Mais cedo ou mais tarde, você terá que se soltar e permitir-se cometer erros. O aperfeiçoamento só vem através de tentativa e erro, que é o processo natural e não pode ser evitado. O aluno que se comunica frequentemente apesar de cometer alguns erros, tem uma probabilidade maior de ganhar confiança na exposição ao inglês falado na vida real.

Como podemos lhe ajudar?

Nada melhor do que a experiência; sugiro que faça algumas aulas e você então saberá com certeza. 

Nossas aulas de conversação em inglês online irão facilitar ainda mais a sua vida. Você conversará cara a cara com um professor nativo dentro do conforto de seu lar, ou de onde você quiser com flexibilidade na escolha do horário que mais se adapte às suas necessidades. A maneira mais conveniente de equilibrar sua agenda lotada com a satisfação de aprender a comunicar-se efetivamente em inglês de forma natural e confiante.  

Em suma, quanto mais cedo você começar, mais confortável você se sentirá falando.

Se você está em dúvida se as aulas de conversação são ideais para você, venha falar conosco. Avaliaremos seus objetivos com base no conhecimento do idioma e sua proficiência, e saberemos como recomendar o curso de inglês que melhor atenderá às suas necessidades e interesses.

Quer saber mais? Contate-nos e dê o primeiro passo que vai mudar sua vida!

Obrigado por ler esta postagem.

E se você gostou do conteúdo, continue acompanhando nosso blog para conferir outros temas como este, e compartilhe este post com seus amigos e entes queridos nas redes sociais como Facebook, LinkedIn, Instagram para que eles também possam ver o aprendizado do inglês de uma forma diferente.

Convidamos você a experimentar uma avaliação gratuita conosco, na Nativ Inglês, e ver, em primeira mão, como temos ajudado nossos alunos a aprender inglês mais rapidamente, sem nenhuma ilusão.

Compartilhe esse conteúdo
Author Details

Daniel Casden

Daniel Casden é o coordenador da Nativ Inglês e fundador da abordagem “Nativ Inglês” para ensino da língua inglesa. Americano, mudou-se para o Brasil para morar com sua esposa brasileira; porém, após lecionar em cursos de inglês com currículos rígidos e obsoletos, optou por fundar sua própria escola. Atualmente, soma dez anos de experiência em ensinar inglês de forma intuitiva, prática e centrada no aluno.

Tendo vivido em diversos países e diferentes experiências profissionais,...

Saiba Mais
Saiba Mais Sobre Nossos Cursos
Envie-Nos Uma Mensagem E Fique Em Contato
Contate-nos
seta de rotação azul
magnifiercross