Desconto de Ano Novo
10% de Desconto na 1ª Mensalidade
00
Dias
00
Horas
00
Minutos
00
Segundos
Você Ficará com o Mesmo Professor Durante Todo seu Curso.

Feriados em inglês: conheça datas anglófonas e brasileiras

POR
DANIEL CASDEN

Nós adoramos feriados - os famosos holidays, não é mesmo? Eles nos permitem dar uma pausa do ritmo frenético da vida moderna e celebrar tradições, honrar figuras históricas e reunir amigos e familiares.

Neste artigo, vamos falar sobre as principais datas comemorativas e feriados em inglês observados nos países anglófonos e, além disso, sobre os nossos feriados brasileiros em inglês. Seja você um apaixonado por cultura ou apenas um curioso sobre as festividades ao redor do mundo, este guia completo vai te deixar bem informado sobre as principais celebrações desses países!

Leia também: Como aumentar o vocabulário em inglês - 6 dicas eficientes

Pule Para

Quais são os principais feriados em inglês?

Vamos falar sobre os feriados em inglês em ordem cronológica, indo desde o primeiro dia de janeiro até o finalzinho de dezembro.

New Year’s Day – January 1st

Assim como acontece em quase todo o mundo, o Ano Novo é uma das datas mais importantes do calendário. Para muitos, é um momento de reflexão sobre o ano que se passou e de fazer planos (e promessas, conhecidas como new year’s resolutions!) para o novo ano que se inicia.

Familiares e amigos comumente viajam centenas ou ainda milhares de quilômetros para se reunir e celebrar a chegada da meia-noite com bebidas, música, fogos de artifício e desejos de “Happy New Year!” ou “Have a wonderful New Year!”

Será que cada um desses países também possui uma vinheta de fim de ano e um especial do Roberto Carlos ou ainda é uma exclusividade tupiniquim?

Martin Luther King’s Day – 3ª segunda-feira de janeiro

Esse feriado é celebrado apenas nos Estados Unidos e homenageia um dos maiores líderes dos direitos civis (“civil rights”) da história mundial, Martin Luther King Jr. Ele é lembrado por seu imenso impacto na luta pelos direitos da população negra americana e por sua mensagem de igualdade, justiça e não violência.

Possivelmente um dos discursos mais famosos da história - e um dos principais feriados em inglês.

Australia Day – January 26th

G’day, mate! A data celebra a chegada da primeira frota britânica à Austrália no final do século XVIII, marcando os primórdios da colonização europeia por lá. É um feriado nacional comemorado com muitas festas, desfiles, fogos de artifício e atividades comunitárias ao ar livre, celebrando a diversidade e a cultura australiana.

President’s Day – 3ª segunda-feira de fevereiro

Também conhecida como Lincoln Day ou Washington’s Birthday, essa data é comemorada apenas nos Estados Unidos como uma homenagem a todos os ex-presidentes do país. À princípio, de 1879 até 1970, celebrava-se apenas o aniversário de George Washington, mas posteriormente foi padronizada para comemorar a liderança e o legado de todos os presidentes desse imenso país.

Good Friday, Easter, and Easter Monday – Final de março ou começo de abril

Originalmente, a celebração pagã da primavera, conhecida como "Eostre,” homenageava a deusa da fertilidade e do renascimento. 

Com a chegada do cristianismo à região, a páscoa foi reinterpretada como a comemoração da ressurreição de Jesus Cristo, ocorrida por volta da mesma época do ano. Ao longo dos séculos, elementos da Eostre, como os ovos e coelhos, foram incorporados à páscoa cristã.

Esses três feriados acontecem em rápida sucessão, sendo celebrados na Austrália, Inglaterra e Canadá. Nos Estados Unidos, somente o domingo de páscoa (Easter) é comemorado, sendo um feriado nacional. Apesar das diferenças, uma frase que você vai escutar muito nesses quatro países é “Happy Easter!”

Foto com a frase "Happy Easter"

Anzac Day – April 25th

Esse dia é um feriado nacional na Austrália e na Nova Zelândia que homenageia os soldados dos respectivos países que serviram e morreram em guerras, conflitos e operações militares – inclusive é de onde o termo “Anzac” vem (Australian and New Zealand Army Corps). 

É uma data de grande importância para a identidade e memória desses países, sendo análogo a outros dois feriados que veremos mais à frente.

Victoria Day – 2ª segunda-feira de maio

Esse feriado é exclusivo do Canadá e celebra o aniversário da Rainha Vitória (ou Queen Victoria). É também uma data que marca a transição para o verão no país, sendo comemorada com atividades ao ar livre e muitos fogos de artifício.

Memorial Day – Última segunda-feira de maio

Nos Estados Unidos, essa data homenageia os militares que morreram em serviço. É um momento de reflexão e de prestar homenagens a esses heróis, com desfiles, visitas a cemitérios e atividades cívicas.

Nesse dia, cemitérios militares se enchem de flores e bandeiras, enquanto o hino nacional, o “Star-Spangled Banner,” toca em toda sua extensão territorial. A frase “We remember” (“Nós lembramos”) é frequentemente usada para expressar a gratidão e a lembrança eterna dos estadunidenses por seus soldados.

Juneteenth – June 19th

Instaurado em 2021, o feriado mais novo da lista é comemorado apenas nos Estados Unidos, marcando o fim da escravidão no país. Seu nome é uma aglutinação dos termos “June” (Junho) e “Nineteenth” (19º) e representa uma data importante para a comunidade afro-americana, celebrada com comemorações, festas e manifestações em prol da igualdade racial.

Canada Day – July 1st

Celebrado apenas no Canadá, essa data comemora a independência e a unificação do país em 1867. É marcada por desfiles, fogos, atividades culturais e manifestações de patriotismo canadense, muitas vezes acompanhando de seu hino “O Canada”.

Independence Day – July 4th

Nos Estados Unidos, também conhecida como “land of the free, tome of the brave” (“terra dos livres, lar dos audaciosos”), essa data celebra a declaração de independência do país em relação à Inglaterra em 1776.

É uma das datas mais importantes do calendário americano, com grandes celebrações, desfiles, queima de fogos e comemorações cívicas. Muitas músicas inclusive referenciam a data - como “Firework” de Katy Perry (“Just own the night like the Fourth of July.”)

Feriados em inglês

Labor Day – 1ª segunda-feira de setembro

Nos Estados Unidos e no Canadá, esse feriado homenageia os trabalhadores e a importância do movimento trabalhista, também marcando o fim do verão e o começo do outono. No dia do trabalho, termos como “union” (sindicato), “working class” (classe trabalhadora), “wages” (salários), “strike” (greve) e “labor rights” (direitos trabalhistas) costumam ser pautas nos principais veículos midiáticos dos países.

Thanksgiving – 2ª segunda-feira de outubro (Canadá) e 4ª quinta-feira de novembro (EUA)

Embora seja celebrado em diferentes datas, o dia de ação de graças é uma tradição importantíssima para os canadenses e estadunidenses, marcado por reuniões familiares, refeições típicas e manifestações de gratidão.

Termos comuns nessa época do ano incluem “turkey” (peru), “stuffing” (recheio do peru), “Thanksgiving dinner/parade” (ceia/desfile de ação de graças) e adjetivos como “grateful/thankful” (grato) e “blessed” (abençoado.)

Columbus Day – 2ª segunda-feira de outubro

Nos Estados Unidos, essa data homenageia a chegada de Cristóvão Colombo às Américas em 1492. Apesar de controversa, ainda é celebrada em algumas regiões com desfiles, eventos históricos e atividades cívicas.

Remembrance Day – November 11th

No Canadá, essa data homenageia os militares que serviram e morreram em guerras. É análogo ao Anzac Day dos países da Oceania e ao Memorial Day estadunidense, contando com manifestações patrióticas e desfiles.

Christmas – December 25th

O natal é comemorado de forma solene e festiva em todos os países anglófonos. É uma data repleta de tradições, como a montagem de árvores de natal, a troca de presentes, a reunião de famílias e a celebração religiosa do nascimento de Jesus.

O vocabulário natalino conta com frases como “Christmas eve” (véspera de natal), “Santa Claus” (Papai Noel), “sleigh” (trenó), “reindeer” (rena), “snowman” (boneco de neve), “Christmas tree/lights/gifts” (árvore/luzes/presentes de natal) e “eggnog” (gemada), além de frases como “Merry Christmas” (feliz natal), “Happy holidays” ou “Season’s greetings” (boas festas).

Foto de uma árvore de natal.

Feriados em inglês
As vibrações do Natal são simbólicas dentre todos os feriados em inglês.

Boxing Day – December 26th

Por fim, no dia seguinte ao Natal, o Boxing Day é um feriado celebrado no Reino Unido, Canadá e Austrália. É um momento de dar presentes e fazer doações a instituições de caridade, além de aproveitar as últimas liquidações antes de retornarmos à primeira data dessa lista.

Como falar feriados brasileiros em inglês

E como fazer para nos referirmos aos feriados em inglês (e outras datas comemorativas) do Brasil quando conversamos com falantes nativos? Vem cá que vamos te ajudar nessa:

  • Carnaval (final de fevereiro): Carnival
  • Sexta-feira santa (sexta-feira que antecede o domingo de páscoa): Good Friday
  • Dia de Tiradentes (21 de abril): Tiradentes’ Day;
  • Dia da Independência (7 de setembro): Brazil's Independence Day;
  • Dia de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças (12 de outubro): Our Lady of Aparecida Day e Children’s Day;
  • Dia de Finados (2 de novembro): All Souls’ Day;
  • Proclamação da República (15 de novembro): Republic Proclamation Day;
  • Dia da Consciência Negra (20 de novembro): Black Awareness Day or Zumbi dos Palmares Day.

Esses feriados em inglês não são comemorados fora do Brasil por motivos óbvios - mas, dado o devido contexto, é importante sabermos como abordar as nossas datas nacionais com alguém de fora que não esteja familiarizado com elas.

Obrigado por ler esta postagem!

Se você gostou de conhecer os principais feriados em inglês e como falar os feriados brasileiros em inglês, continue acompanhando nosso blog para conferir outros temas como este. Aproveite ainda para compartilhar este post com seus amigos e entes queridos nas redes sociais – como Facebook, LinkedIn e Instagram – para que eles também possam ver o aprendizado do inglês de uma forma diferente!

Procurando um curso de inglês?

Na Nativ Inglês, oferecemos uma grande variedade de cursos online com professores nativos. Você terá aulas cara a cara via chamada de vídeo num curso personalizado, exclusivo às suas necessidades e adequado ao seu nível de conhecimento.

Oferecemos cursos para iniciantes e cursos de inglês fluente para intermediários e avançados, além de cursos de inglês para empresas, inglês jurídico e inglês preparatório para os exames de proficiência em inglês.

Fale conosco e projetaremos um curso particular para atender às suas necessidades!

Compartilhe esse conteúdo
Categories
Postagens Relacionadas

Descubra como Podemos Ajudar

Single Blog Form

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Author Details

Daniel Casden

Daniel Casden é o coordenador da Nativ Inglês e fundador da abordagem “Nativ Inglês” para ensino da língua inglesa. Americano, mudou-se para o Brasil para morar com sua esposa brasileira; porém, após lecionar em cursos de inglês com currículos rígidos e obsoletos, optou por fundar sua própria escola. Atualmente, soma dez anos de experiência em ensinar inglês de forma intuitiva, prática e centrada no aluno.

Tendo vivido em diversos países e diferentes experiências profissionais,...

Saiba Mais
Saiba Mais Sobre Nossos Cursos
Envie-Nos Uma Mensagem E Fique Em Contato
Contate-nosContate-nos
seta de rotação azul

Fale Conosco pelo Whatsapp

Preencha e Seja Redirecionado para o Nosso WhatsApp Agora Mesmo!
Whats App Form
PreçosQuem Somos FAQContate-Nos
magnifiercrossmenuchevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram