Desconto de Ano Novo
10% de Desconto na 1ª Mensalidade
00
Dias
00
Horas
00
Minutos
00
Segundos
Você Ficará com o Mesmo Professor Durante Todo seu Curso.

Domine as regras do gerúndio em inglês com este guia!

POR
DANIEL CASDEN

A língua inglesa é falada por bilhões de pessoas ao redor do mundo - sendo, a depender da pesquisa, a primeira ou a segunda língua mais utilizada globalmente. Apesar de compartilhar algumas semelhanças com o português, o inglês possui algumas particularidades gramaticais que oferecem grandes desafios para os falantes da língua portuguesa.

Um desses casos é o gerúndio - que parece um bicho de sete cabeças para muitas pessoas. Se você já tem um certo domínio, você sabe que essa forma é geralmente construída pela adição da partícula -ING aos verbos, mas isso representa apenas a pontinha do iceberg.

E é aqui que este guia entra em ação! Ao longo desse artigo, você irá aprender as regras do gerúndio em inglês, sua utilidade nas frases e situações em que essa forma deve ser utilizada. Let’s get started!

Você também pode gostar: Como aumentar o vocabulário em inglês - 6 dicas eficientes

Pule Para

O que é e para que serve o gerúndio em inglês?

Em nossa língua, estamos acostumados a ver o gerúndio como a forma verbal que indica ações em curso, como "estudando" ou "cantando." No entanto, no inglês, a situação é mais complexa e o gerúndio possui um uso mais amplo e versátil.

No inglês, o gerúndio não se limita apenas a expressar ações contínuas. Ele pode assumir diversas funções gramaticais, sendo utilizado não apenas como parte do predicado verbal, mas também como sujeito ou objeto de uma oração. Ou seja: o gerúndio representa a forma nominal do verbo, transformando-o em um substantivo.

Foto de um dicionário

Regras do gerúndio em inglês
Conheça as regras do gerúndio em inglês

As regras do gerúndio em inglês e verbos: qual a relação entre eles?

Se somente a forma do gerúndio representa um substantivo, como utilizar ele com verbos? Bem, quando uma ação está sendo praticada, é necessário utilizar o present participle, que envolve o verbo to be junto com a forma nominal dos verbos, resultando nos seguintes tempos verbais:

  • Present continuous: I am studying English right now. (Estou estudando inglês agora.)
  • Present perfect continuous: She has been writing her bachelor’s thesis since dusk. (Ela está escrevendo sua tese de bacharelado desde o entardecer.)
  • Past continuous: He was reading a book on grammar. (Ele estava lendo um livro de gramática).
  • Past perfect continuous: When I arrived at the library, Alice had been reading for an hour. (Quando cheguei na biblioteca, Alice estava lendo há uma hora.)
  • Future continuous: We will be having a picnic in the park tomorrow (Estaremos fazendo um piquenique no parque amanhã.)
  • Future perfect continuous: By the time we get to the park, our friends will have been having a picnic for two hours. (Quando chegarmos ao parque, nossos amigos estarão fazendo um piquenique há duas horas.)

Regras do gerúndio em inglês: como escrevê-lo?

Para formar o gerúndio, existem seis regrinhas que você usa para determinar como a palavra deve ser escrita:

  • Se o verbo termina com mais de uma consoante, basta adicionar -ING: feast + ing = feasting, ou think + ing = thinking;
  • Se o verbo termina com mais de uma vogal seguida de uma consoante, basta adicionar -ING: plead + ing = pleading, ou bleed + ing = bleeding;
  • Se o verbo termina com as vogais -IE, basta substituí-las por -YING: lie + ing = lying, ou die + ing = dying;
  • Se o verbo termina com uma vogal seguida de uma consoante e a sílaba é tônica (ou seja, é uma stressed syllable), é necessário duplicar a consoante antes de adicionar -ING: hit + t + ing = hitting, ou squat + t + ing = squatting;
  • Se o verbo termina com uma ou mais consoantes seguidas de um -E, basta remover o -E e adicionar -ING em seu lugar: struggle + ing = struggling, ou take + ing = taking;
  • Em quase todos os outros casos, basta adicionar -ING: study + ing = studying, ou see + ing = seeing.
regras do gerúndio em inglês
Quando você pega o jeito, as regras do gerúndio em inglês são fáceis de manipular no cotidiano.

Como e quando usar o gerúndio em inglês?

Agora que você sabe quais são as regras do gerúndio em inglês, para que ele serve e como escrever o gerúndio de um verbo, vamos falar sobre os momentos em que você irá usar a forma nominal do verbo. Veja abaixo:

Após preposições

O gerúndio é comumente usado após preposições como "in,” “for,” "by,” "without,” "before,” “while,” "after,” entre outras. Essa construção indica a atividade ou propósito relacionado à preposição. Exemplos:

  • There is no point in doing that! (Não adianta fazer isso!)
  • They went swimming without wearing sunscreen. (Eles foram nadar sem usar protetor solar.)
  • Don’t forget to do the dishes after finishing your meal. (Não se esqueça de lavar a louça depois de terminar sua refeição.)

Após alguns verbos

Alguns verbos em inglês, como “risk,” "enjoy,” "avoid,” “practice,” “recommend,” “keep,” "suggest,” "consider,” e "practice,” exigem o uso do gerúndio após eles. Essa lista é bastante extensa, então não se preocupe em tentar memorizar todos os verbos que exigem o gerúndio, porque esse é um conhecimento que vem com o tempo. 

Essa estrutura é utilizada para complementar o sentido do verbo principal. Exemplos:

Para representar atividades

A forma nominal do verbo também é empregada para descrever ações em andamento, hábitos e atividades regulares, sendo uma das aplicações mais comuns do gerúndio no inglês. Nesses casos, o gerúndio acompanha o verbo “to go.” Exemplos:

  • I don’t want to go running this weekend. (Não quero ir correr nesse fim de semana.)
  • She goes swimming every morning. (Ela vai nadar todas as manhãs.)
  • I am not going shopping today. (Não vou fazer compras hoje.)
  • My family goes hiking every weekend. (Minha família vai fazer trilha todo fim de semana.)

Para transformar o verbo em um substantivo

Como falamos lá em cima, o gerúndio pode ser usado para nominalizar um verbo, transformando-o em um substantivo. Isso permite que a ação seja tratada como um objeto ou ideia. Exemplos:

  • Hiking in the mountains is my favorite activity. (Fazer trilha  nas montanhas é minha atividade favorita.)
  • Smoking is prohibited in this building. (Fumar é proibido neste prédio.)
  • Flying makes me nauseous. (Voar me deixa enjoado.)

Para transformar o verbo no sujeito da frase

Por fim, assim como no português, o gerúndio em inglês pode ser usado como sujeito da oração. Essa construção trata a ação como um conceito abstrato. Exemplos:

  • Running and biking are my favorite activities. (Correr e pedalar são minhas atividades favoritas.)
  • Smoking affects your lungs negatively. (Fumar afeta negativamente seus pulmões.)
  • Swimming with friends helps me unwind after a long day. (Nadar com amigos me ajuda a relaxar após um longo dia.)
regras do gerúndio em inglês
Exercitar-se é muito bom para a mente e para o corpo!

Obrigado por ler esta postagem

Se você gostou de ler sobre as regras do gerúndio em inglês, continue acompanhando nosso blog para conferir outros temas como este. Aproveite ainda para compartilhar este post com seus amigos e entes queridos nas redes sociais – como Facebook, LinkedIn e Instagram – para que eles também possam ver o aprendizado do inglês de uma forma diferente!

Procurando um curso de inglês?

Na Nativ Inglês, oferecemos uma grande variedade de cursos online com professores nativos. Você terá aulas cara a cara via chamada de vídeo num curso personalizado, exclusivo às suas necessidades e adequado ao seu nível de conhecimento.

Oferecemos cursos para iniciantes e cursos de inglês fluente para intermediários e avançados, além de cursos de inglês para empresas, inglês jurídico e inglês preparatório para os exames de proficiência em inglês.

Fale conosco e projetaremos um curso particular para atender às suas necessidades!

Compartilhe esse conteúdo
Categories
Postagens Relacionadas

Descubra como Podemos Ajudar

Single Blog Form

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Author Details

Daniel Casden

Daniel Casden é o coordenador da Nativ Inglês e fundador da abordagem “Nativ Inglês” para ensino da língua inglesa. Americano, mudou-se para o Brasil para morar com sua esposa brasileira; porém, após lecionar em cursos de inglês com currículos rígidos e obsoletos, optou por fundar sua própria escola. Atualmente, soma dez anos de experiência em ensinar inglês de forma intuitiva, prática e centrada no aluno.

Tendo vivido em diversos países e diferentes experiências profissionais,...

Saiba Mais
Saiba Mais Sobre Nossos Cursos
Envie-Nos Uma Mensagem E Fique Em Contato
Contate-nosContate-nos
seta de rotação azul

Fale Conosco pelo Whatsapp

Preencha e Seja Redirecionado para o Nosso WhatsApp Agora Mesmo!
Whats App Form
PreçosQuem Somos FAQContate-Nos
magnifiercrossmenuchevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram