Desconto de Ano Novo
10% de Desconto na 1ª Mensalidade
00
Dias
00
Horas
00
Minutos
00
Segundos
Você Ficará com o Mesmo Professor Durante Todo seu Curso.

Como aprender inglês com séries e seriados?

POR
DANIEL CASDEN

Utopia ou verdade? Será que assistir séries para aprender inglês é uma opção possível? Hoje, com a disponibilidade dos serviços de streaming, aprender inglês com séries se tornou um recurso excelente para aprender e melhorar suas habilidades na compreensão, vocabulário e pronúncia de forma divertida e saudável.

Neste artigo, gostaria de explorar os princípios do uso dos seriados e séries no processo de aprendizagem do inglês, quais as melhores séries para aprender inglês e as técnicas recomendadas para você mergulhar na cultura do inglês e turbinar suas habilidades linguísticas.  

Pule Para

Aprender inglês assistindo a séries é mais fácil?

Os seriados e séries de TV são destinados a falantes nativos, não a estudantes. Assim, você ouvirá exatamente como a língua é usada no dia a dia: sotaques regionais, ritmos rápidos, expressões idiomáticas, gírias, hábitos e culturas etc., precisamente como acontece na vida real. Como resultado, dependendo de seu grau de conhecimento, os alunos podem ter dificuldades em entender as conversas. 

A compreensão dependerá de sua familiaridade com o idioma e sua capacidade de entender o vocabulário usado nos episódios. Por causa de seu vocabulário simples, o TV show Friends é indicado há muitos anos como um dos melhores seriados para aprender inglês e se divertir enquanto aprende. 

Hoje, com a grande disponibilidade de serviços de streaming, existe uma grande variedade de conteúdo para escolher e aprender inglês com séries é um ótimo auxílio à prática do idioma tão essencial na jornada à fluência.

Usar esse recuso na aprendizagem é ainda mais vantajoso se você tem o suporte de professores qualificados que serão seu guia na escolha dos seriados ou séries mais adequados aos seus objetivos. Eles lhe darão o suporte pedagógico necessário na aquisição da fluência na língua e lhe ensinarão as técnicas e dicas importantes para a adicionar essa esplêndida alternativa à sua experiência de aprendizado. 

Por que assistir séries em inglês ajuda a aprender o idioma?

Entre os recursos para aprender inglês, assistir séries e seriados, além de ser divertido, também conecta prazerosamente o inglês ao seu dia a dia. O hábito de constantemente interagir com o inglês fará com que sua exposição à língua seja cada vez mais espontânea; te ajudará a aprender a ouvir, progredir na pronúncia e começar a pensar em inglês de forma natural. 

Mas será que é possível aprender inglês apenas assistindo séries em vez de ter aulas presenciais ou online com professores particulares?

Infelizmente isso não é possível para a grande maioria das pessoas. As séries em inglês são uma esplêndida ajuda para quem não quer restringir o estudo do inglês apenas às horas em aulas, mas sim, vivenciar a língua em seu dia a dia. É um hábito saudável que facilita o aprendizado. Se o aluno quiser aprender usando somente as séries, também terá que estudar.  

A parte interativa da comunicação não pode ser aprendida com as séries. Professores nativos, altamente qualificados, saberão customizar o curso às necessidades do aluno com a parte gramatical e as regras da língua num ensino motivador, integrando as séries às conversações em sala como um estímulo ao aprendizado.

Se você já está estudando inglês com professores nativos em uma escola de idiomas ou online, então, assistir a séries ou seriados será uma excelente opção para praticar a língua independentemente das classes. Seu professor saberá recomendar séries e seriados adequados ao seu nível de conhecimento e lhe dará as dicas de como usar essa forma prazerosa para evoluir no uso do idioma.

crianças vendo tv e aprendendo inglês
Source: Pixabay

Melhores dicas para aprender inglês com séries de TV

1. Assistir legendado em inglês ou português? 

Assista a série em sua versão original, legendada, já que sua intenção é aprender ou melhorar o idioma. Se você ainda for iniciante, coloque as legendas em português. Preste atenção ao que é dito e à tradução e comece a combinar as palavras. Talvez você tenha que assistir a série outra vez para melhorar a compreensão. Não importa. Use o tempo que for necessário até você se sentir satisfeito com o resultado.

Você não precisará entender o significado de todas as palavras. Você tem que entender o contexto da mensagem. Afinal, nem mesmo em português sabemos o sinônimo de todas as palavras que ouvimos; mas pelo contexto e expressões faciais conseguimos entender o sentido. Se necessário, use o que a tecnologia nos proporciona: pause, retorne o filme e repita! 

Com o passar do tempo, provavelmente pelo nível intermediário ou avançado, você estará bem-posicionado para assistir com as legendas em inglês, até chegar ao tão almejado dia em que você não precisará mais das legendas. 

Mas, se estiver assistindo e não conseguir entender o significado, volte a usar as legendas. Muitas vezes, os sotaques podem causar problemas ao entendimento. Por exemplo, os sotaques escocês ou irlandês podem ser mais difíceis se você aprendeu inglês americano. Pratique um pouco mais e, quando estiver mais seguro, remova as legendas e confira suas habilidades na língua.

2. Aprenda e use expressões idiomáticas e vocabulário 

As séries usam gírias e expressões que os falantes dizem no dia a dia. Se você assistir a uma série e não entender o que uma palavra significa, mesmo com as legendas em português, anote a expressão num papel para procurar depois.  

Não pare o programa, se for possível, porque você com certeza ainda está rindo das trapalhadas do Joe no Friends. Depois procure o significado ou pergunte ao seu professor na próxima aula. Você estará acrescentando algo novo à sua jornada à fluência e, talvez, se estiver num curso em grupo, ajudando outro colega que também quer chegar lá. 

Anotar e aprender as gírias e expressões e como elas são usadas pelos falantes nativos é uma maneira excelente de aprender sobre a cultura e o palavreado usado pelos habitantes locais. 

Ao aprender com usar essas expressões, você entrará no que que só os falantes nativos sabem e seu conhecimento da língua começará a crescer e se tornar parte integrante de sua natureza.  

3. Mergulhe no inglês

Infelizmente, você não se tornará um especialista em poucos dias. Essa imersão no inglês precisa tornar-se um hábito de aprendizado. A necessidade de conexão ao idioma tem que se converter num estímulo constante e motivador.  

A ajuda de um falante nativo mais qualificado será essencial para que o seu treinamento seja perfeito e você não se enrosque em defeitos que poderão ser difíceis de ser corrigidos no futuro. Hoje em dia, os meios digitais são extremamente fáceis de serem usados e aprendidos por todos que querem alcançar conhecimentos com bastante praticidade. Plug in por uma boa causa.

4. Assista algo que lhe interessa

Existem tantas opções oferecidas pelos canais streaming. Assista os programas que lhe interessam. Se você está assistindo um programa e acha chato, desista. Vá para outro canal. 

Nossos cérebros são mais capazes de lembrar de informações se forem interessantes ou importantes para nós. Se você não gostar do programa, não aprenderá nada com ele.

Aprendendo inglês com Netflix

Aprender inglês com a Netflix e outros serviços de streaming nunca foi tão fácil. A Netflix tem um aplicativo extensão ao Google Chrome que permite que você tenha duas legendas, uma em inglês e outra em português. Um excelente recurso para impulsionar o seu aprendizado desde o início. Voce facilmente poderá comparar a estrutura das frases e a correspondência das palavras. 

5. Escolha séries que correspondam ao seu nível de habilidade na língua 

Se você acabou de começar o curso iniciante, escolha séries que usem palavras simples e cotidianas, tipo Lúcifer ou Friends. Inclusive, uma dica é ver séries que você já viu antes dublados em português, pois você se beneficiará de melhor capacidade de compreensão. 

Colocar legendas em inglês e ler em voz alta também é outra dica eficaz, pois ajuda a construir suas habilidades de fala, desenvolver sua compreensão e ampliar seu vocabulário.

Outro toque é prestar atenção aos sotaques. Se você pretende usar seu inglês na Inglaterra, então, escolher séries britânicas seria a melhor opção. Se você vai estudar na California, então procure as séries americanas.

rapaz assistindo netflix e aprendendo inglês com os pés para cima
Source: Unsplash

Qual a diferença entre séries, seriados e sitcons? 

Os termos, hoje em dia, são usados como se fossem a mesma coisa. Mas não são! Vamos aprender a diferença e verificar se seu programa para aprender inglês favorito é uma série, seriado ou sitcom. 

  • Série – Inglês: series

Uma série tem uma narrativa que abrange todos os episódios e seu final só será revelado no final da temporada. As histórias têm começo, meio e fim, e há continuidade entre os enredos. Existe uma sequência entre os episódios.

 Exemplos de séries conhecidas: The Walking Dead, Game of Thrones, Lost, Grey’s Anatomy 

  • Seriado – Inglês: series

Os seriados apresentam uma história própria para cada episódio, embora os personagens e o contexto não mudem. 

A narrativa de cada história é concluída em apenas um episódio. Você pode assistir qualquer episódio e entenderá a trama sem precisar ver os outros episódios. Claro, seguindo a sequência, você conhecerá mais detalhes da história dos personagens principais e o porquê de vários plots (enredos, tramas) que acontecem nos episódios, embora isso não seja o foco principal. 

Exemplos de seriados famosos: Friends, Modern Family, CSI, Ozarks, Os Simpsons.

  • Sitcoms – abreviação de comédia de situação – situation comedy

Este estilo segue pessoas comuns, como grupos de amigos, estudantes ou familiares, em situações cotidianas apresentadas de forma lúdica, divertida. Antigamente, este tipo de comédia era filmado diante de uma platéia; por isso você ouvirá as famosas risadas durante o programa. 

 Exemplos de sitcoms conhecidos: Friends, Seinfeld, The Big Bang Theory, South Park, The Office.

Como você pode ver, há uma linha muito tênue entre os termos e as traduções não ajudam muito. Na maioria das vezes, eles geralmente aparecem em combinação. Uma sitcom pode ser considerada uma série ou um seriado. Embora, série e seriado sejam diferentes entre si devido à continuidade dos episódios. 

binge watching, uma boa forma de aprender inglês com séries

Você pratica Binge-watching?

Em inglês, temos a expressão “binge-watching”, que significa alguém que assiste múltiplos episódios de um programa de televisão em sequência, através de vídeos ou streaming. 

Hoje em dia, com os serviços de vídeo sob demanda ou streaming, a prática do binge-watching está mais fácil do que nunca. Pode ser uma atividade divertida num final de semana chuvoso, mas sempre é necessário usar coerência em nosso aprendizado para usar as opções de entretenimento e a liberdade de administrar o tempo de modo eficazes sem correr o risco de cair no vicio. 

Agora que você já conhece a diferença entre série, seriado e sitcom, leia também meu artigo As 19 melhores series para aprender ingles e veja quais os melhores programas para aprender inglês.

Sua tv pode ser na verdade fonte de aprendizado
Source: Pixabay

Vantagens de aprender inglês com séries e seriados

Temos muita sorte agora de ter uma grande variedade de séries e seriados originais facilmente disponíveis para melhorar nosso inglês. Oferecem uma maravilhosa maneira de praticar as habilidades de audição, compreensão e vocabulário.   

E, graças à dopamina, a substância química responsável pelo prazer, se você criar o hábito de assistir séries para aprender inglês, sua mente será potencializada para lembrar o conteúdo e tornar o aprendizado ainda mais prazeroso.  

Desenvolva o mindset, a mentalidade correta, para aprender o idioma; cultive consistência e coerência em mais este recurso de aprendizagem e aproveite de todas as vantagens que a fluência no inglês vai lhe trazer. 

  • Quer entender inglês fluentemente em séries e seriados de TV?
  • Quer expandir suas habilidades de escuta, fala e compreensão no inglês?
  • Quer expandir seu vocabulário?
  • Quer entender falantes nativos e falar com a mesma naturalidade que eles? 

Então não deixe esta oportunidade passar. Os serviços de streaming oferecem uma grande variedade de conteúdo para todos os gêneros e níveis de conhecimento. Aproveite e una seus momentos de lazer em frente à TV com a oportunidade de turbinar suas habilidades no inglês.

Veja como a Nativ Inglês pode lhe ajudar

Em nossa escola, temos professores nativos de várias nacionalidades focados nas necessidades dos alunos. Nossos professores têm grande experiência em ensinar inglês a estrangeiros e estão comprometidos a ajudá-los a conseguir fluência pelo método mais efetivo e eficaz customizado aos seus objetivos. 

Eles te darão o suporte pedagógico para te ajudar a usar as séries e seriados de modo adequado para acelerar seu aprendizado do inglês. Agora você sabe que assistir séries e seriados é uma excelente ajuda ao seu aprendizado. Comece agora mesmo e você pode contar com a gente!

Obrigado por Ler esta Postagem

E, se você gostou do conteúdo, continue acompanhando nosso blog para conferir outros temas como este, e compartilhe este post com seus amigos e entes queridos nas redes sociais como Facebook, LinkedIn, Instagram para que eles também possam ver o aprendizado do inglês de uma forma diferente.

Procurando um Curso de Inglês?

Na Nativ Inglês, oferecemos uma grande variedade de cursos online com professores nativos. Você terá aulas cara a cara via vídeo call num curso personalizado, exclusivo às suas necessidades, adequado ao seu nível de conhecimento.

Oferecemos cursos para iniciantes, curso de inglês fluente para intermediários e avançados, inglês para empresas, inglês jurídico e preparatórios para os exames de proficiência em inglês.

Fale conosco e projetaremos um curso particular para atender às suas necessidades.

Quer uma Aula Avaliação?

Compartilhe esse conteúdo
Categories
Postagens Relacionadas

Descubra como Podemos Ajudar

Single Blog Form

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Author Details

Daniel Casden

Daniel Casden é o coordenador da Nativ Inglês e fundador da abordagem “Nativ Inglês” para ensino da língua inglesa. Americano, mudou-se para o Brasil para morar com sua esposa brasileira; porém, após lecionar em cursos de inglês com currículos rígidos e obsoletos, optou por fundar sua própria escola. Atualmente, soma dez anos de experiência em ensinar inglês de forma intuitiva, prática e centrada no aluno.

Tendo vivido em diversos países e diferentes experiências profissionais,...

Saiba Mais
Saiba Mais Sobre Nossos Cursos
Envie-Nos Uma Mensagem E Fique Em Contato
Contate-nosContate-nos
seta de rotação azul

Fale Conosco pelo Whatsapp

Preencha e Seja Redirecionado para o Nosso WhatsApp Agora Mesmo!
Whats App Form
PreçosQuem Somos FAQContate-Nos
magnifiercrossmenuchevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram