Desconto de Ano Novo
10% de Desconto na 1ª Mensalidade
00
Dias
00
Horas
00
Minutos
00
Segundos
Você Ficará com o Mesmo Professor Durante Todo seu Curso.

Exemplos de phrasal verbs: veja aqui os principais

POR
DANIEL CASDEN

Phrasal verbs, também conhecidos como verbos frasais, são combinações de verbos e preposições ou advérbios que assumem um significado completamente novo e único, diferente da soma de seus elementos individuais.

Em outras palavras, conhecer os termos que formam um phrasal verb não necessariamente implica em entender seu significado. Por isso, eles são considerados as "expressões idiomáticas" do inglês - e dominá-los é essencial para alcançar fluência na língua.

Ao longo desse artigo, você verá os exemplos de phrasal verbs mais comuns do inglês, além de aprender dicas incríveis para solidificar seu conhecimento sobre phrasal verbs.

Let’s get started, then!

Pule Para

Exemplos de phrasal verbs: quais os mais usados?

Exemplos de phrasal verbs

Abaixo, separamos para você os principais exemplos de phrasal verbs da língua inglesa – se você prestar atenção, verá que essas expressões aparecem o tempo todo na fala e na escrita.

Phrasal verbTraduçãoExemplo
Look upProcurar, pesquisarI looked up examples of phrasal verbs on Nativ Inglês. (Eu procurei exemplos de phrasal verbs na Nativ Inglês.)
Wake upAcordarI always wake up at 7am. (Eu sempre acordo às 7 da manhã.)
Put offAdiar, procrastinar, deixar para depoisI put off doing my homework until the very last minute. (Adiei fazer minhas tarefas até o último minuto.)
Turn upAparecer, comparecerShe didn’t turn up for my party. (Ela não apareceu na minha festa.)
Add upFazer sentido, somarThe details you told me doesn’t add up. (Os detalhes que você me contou não fazem sentido.)
Call offDesistir, cancelarThe game was called off due to terrible weather. (O jogo foi cancelado devido ao tempo terrível.)
Break downEsclarecer, ter um colapso, quebrarMy car broke down on the highway. (Meu carro quebrou na estrada.)I’ll break these concepts down for you. (Eu vou esclarecer esses conceitos para você.)
Come acrossEncontrar por acaso, dar a impressãoI came across a fantastic book while browsing the library. (Encontrei um livro fantástico enquanto olhava a biblioteca.)He came across as rude. (Ele pareceu rude.)
Count onContar com, confiar em, depender deYou can always count on me. (Você sempre pode contar comigo.)
Fall downCair, desmoronarBe careful not to fall down the stairs. (Cuidado para não cair das escadas.)
Get alongSe dar bem, ter um bom relacionamentoMy sister and I get along really well. (Minha irmã e eu nos damos muito bem.)
Get awayEscapar, se livrarThe thief got away with all our money. (O ladrão escapou com todo o nosso dinheiro.)
Get backRetornar, voltar, receber de voltaI’ll get back to you as soon as I’m not busy. (Entrarei em contato assim que eu não estiver ocupado.)
Get offDescer, sairGet off the bus after the museum. (Desça do ônibus após o museu.)
Give upDesistir, abandonarI’m not giving up on my dreams yet. (Não estou desistindo dos meus sonhos ainda.)
Go onContinuar, acontecerThe show will go on as planned. (O show vai acontecer como planejado.)
Grow upCrescer, amadurecerWhat do you want to do when you grow up? (O que você quer fazer quando crescer?)
Hand inEntregar, concluirDon’t forget to hand in your homework by tomorrow. (Não se esqueçam de entregar a lição de casa até amanhã.)
Hang outSair, passar tempoI’m going to hang out with my boyfriend tonight. (Vou sair com meu namorado hoje à noite.)
Keep upManter o ritmo, acompanharI can’t keep up with all the changes. (Não consigo acompanhar todas as mudanças.)
Look afterZelar por, cuidarCan you look after my dog while I’m away? (Você pode cuidar do meu cachorro enquanto eu estiver fora?)
Make upInventar, reconciliarI made up a story to tell my kids. (Inventei uma história para contar aos meus filhos.)
Pick upPegar, aprenderI picked up a new language while abroad. (Eu aprendi uma nova língua enquanto estava no exterior.)
Run out of Acabar, ficar sem, esgotarWe’re running out of time to save the environment. (Estamos ficando sem tempo para salvar o meio-ambiente.)
Look up toAdmirar, respeitarI look up to my grandmother. (Eu admiro minha avó.)
Go overVerificar algo minuciosamenteI’ll go over the details in a minute. (Verificarei os detalhes em um minuto.)
Turn downRecusar, rejeitarHe turned down an amazing job offer. (Ele recusou uma oferta de trabalho fantástica.)
Put asideIgnorar algo ou alguém, economizar dinheiroI’ve been putting $100 aside every month. (Tenho guardado $100 todos os meses.)
Get over withTerminar, acabarTook me a while, but I got over my last relationship. (Demorei um pouco, mas superei meu último relacionamento.)

Como conjugar os phrasal verbs?

Em um phrasal verb, a conjugação segue a mesma regra dos verbos regulares e irregulares. Ou seja, apenas o verbo principal se modifica para indicar tempo, modo, pessoa e número. As partículas (preposições ou advérbios) permanecem inalteradas.

Por exemplo:

  • I looked for my keys all over the house. (Eu procurei minhas chaves por toda a casa.)
  • I will not put off my work anymore. (Eu não vou mais procrastinar meu trabalho.)
  • She has already run out of ideas for her project. (Ela já ficou sem ideias para o seu projeto.)
  • He will be looking after his younger brother while his parents are away. (Ele estará cuidando do seu irmão mais novo enquanto seus pais estiverem fora.)
  • Have you ever turned up late for an important meeting? (Você já chegou atrasado para uma reunião importante?)
  • Has she already looked up the information we need? (Ela já procurou a informação que precisamos?)

Leia também: Palavras cognatas em inglês - um atalho para o aprendizado

Como ficar afiado nos phrasal verbs?

Agora que você conhece os principais exemplos de phrasal verbs e como conjugá-los, a única coisa que falta discutirmos é seu aprendizado. Por serem expressões idiomáticas, a tradução direta baseando-se apenas em suas partes muitas vezes não funciona, tornando o processo complicado.

No entanto, dominá-los te permite expressar ideias complexas com mais precisão e naturalidade, aumentando o seu nível de fluência no inglês.

A primeira dica, como você deve imaginar, é se imergir em um ambiente onde a língua inglesa está em todos os cantos: consumindo mídia e conteúdo no idioma. Você pode ver nossas recomendações de séries e livros, bem como ler notícias, socializar na internet, assistir a vídeos em plataformas como o YouTube, ver filmes e muito mais.

Essa imersão vai te ajudar a se familiarizar com a sonoridade e o uso natural dos phrasal verbs, facilitando sua assimilação e memorização.

A segunda dica é se lembrar de que a prática leva à perfeição: crie frases e diálogos para praticar os phrasal verbs que você acabou de aprender para a internalizar seu uso. É importante também considerar usar flashcards para sessões rápidas de estudo.

A picture of a dictionary.Exemplos de phrasal verbs
Existem milhares de outros exemplos de phrasal verbs - sua missão não é conhecer todos, mas conseguir interpretar todos.

A terceira dica envolve ter acesso rápido a um dicionário de phrasal verbs. Um dos mais completos é o dicionário online da Cambridge, no qual você pode pesquisar os phrasal verbs diretamente e obter a definição em segundos.

Por fim, lembre-se de não ter medo de errar ou aprender coisas novas de vez em quando – tudo isso faz parte do processo de aprendizado. Não desanime caso você cometa erros ao usar phrasal verbs, pois eles são complicados mesmo! O importante é aprender com seus deslizes e continuar praticando sempre.

Obrigado por ler esta postagem

Se você gostou dos nossos exemplos de phrasal verbs, continue acompanhando nosso blog para conferir outros temas como este. Aproveite ainda para compartilhar este post com seus amigos e entes queridos nas redes sociais – como Facebook, LinkedIn e Instagram – para que eles também possam ver o aprendizado do inglês de uma forma diferente!

Procurando um curso de inglês?

Na Nativ Inglês, oferecemos uma grande variedade de cursos online com professores nativos. Você terá aulas cara a cara via chamada de vídeo num curso personalizado, exclusivo às suas necessidades e adequado ao seu nível de conhecimento.

Oferecemos cursos para iniciantes e cursos de inglês fluente para intermediários e avançados, além de cursos de inglês para empresas, inglês jurídico e inglês preparatório para os exames de proficiência em inglês.

Fale conosco e projetaremos um curso particular para atender às suas necessidades!

Compartilhe esse conteúdo
Categories
Postagens Relacionadas

Descubra como Podemos Ajudar

Single Blog Form

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Author Details

Daniel Casden

Daniel Casden é o coordenador da Nativ Inglês e fundador da abordagem “Nativ Inglês” para ensino da língua inglesa. Americano, mudou-se para o Brasil para morar com sua esposa brasileira; porém, após lecionar em cursos de inglês com currículos rígidos e obsoletos, optou por fundar sua própria escola. Atualmente, soma dez anos de experiência em ensinar inglês de forma intuitiva, prática e centrada no aluno.

Tendo vivido em diversos países e diferentes experiências profissionais,...

Saiba Mais
Saiba Mais Sobre Nossos Cursos
Envie-Nos Uma Mensagem E Fique Em Contato
Contate-nosContate-nos
seta de rotação azul

Fale Conosco pelo Whatsapp

Preencha e Seja Redirecionado para o Nosso WhatsApp Agora Mesmo!
Whats App Form
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram