Desconto de Ano Novo
10% de Desconto na 1ª Mensalidade
00
Dias
00
Horas
00
Minutos
00
Segundos
Você Ficará com o Mesmo Professor Durante Todo seu Curso.

Como melhorar a conversação em inglês? 4 dicas infalíveis

POR
DANIEL CASDEN

Em um mundo cada vez mais globalizado e digital, em que as distâncias parecem perder seu significado, dominar a língua inglesa é, cada vez mais, um requisito para estudantes e profissionais. A fluência no inglês abre portas em um mercado de trabalho competitivo e proporciona oportunidades únicas de carreira.

No entanto, muitos estudantes penam quando se trata do speaking – a habilidade de conversar com confiança e fluidez. Seja por falta de prática, medo de cometer erros, ou vocabulário fraco, é esse o aspecto que mais tende a ser negligenciado.

Neste artigo, você vai aprender como melhorar a conversação em inglês com dicas práticas e fáceis de aplicar a qualquer momento. Vamos lá?

Pule Para

Como melhorar a conversação em inglês?

Antes de entrarmos em maiores detalhes sobre como aprimorar o seu speaking em inglês, é essencial preparar o terreno para o sucesso. A jornada para se tornar fluente na língua inglesa requer disciplina, um cronograma de estudo consistente, prática regular e feedback de qualidade. Esses quatro elementos foram a base sólida sobre a qual você construirá qualquer conhecimento!

Abaixo, separamos quatro dicas infalíveis para melhorar a conversação em inglês:

Expanda seu vocabulário

Ter um vocabulário rico e diverso é fundamental para se comunicar de forma eficaz. Dedique uma parte do seu tempo para aprender novas palavras e expressões – principalmente os chamados “phrasal verbs”, expressões utilizadas com bastante frequência no dia a dia.

Duas das formas mais interessantes de aumentar seu repertório envolvem leitura de livros apropriados para o seu nível de inglês (não adianta, por exemplo, começar com obras de Shakespeare) e interações em comunidades online.

O Reddit é um desses sites que concentra milhares de comunidades ativas sobre os mais diversos hobbies. Não importa se você quer falar sobre projetos DIY (“faça você mesmo”), seus jogos prediletos, ficar antenado sobre o que acontece ao redor do globo ou encontrar recomendações de vídeos curtos, o Reddit tem de (quase) tudo.

Exemplos de leituras excelentes para iniciantes incluem “The Giver” de Lois Lowry, “To Kill a Mockingbird” de Harper Lee, “The Old Man and the Sea” de Ernest Hemingway e até mesmo a saga Harry Potter da renomada J. K. Rowling.

Pratique bastante seu listening e sua pronúncia

Outro ponto que pode ser somado ao anterior é a prática do listening, e aqui vale praticamente tudo: músicas, séries, podcasts, filmes, documentários, vídeos comentados de pessoas jogando, etc.

Aperfeiçoar sua compreensão auditiva é crucial para melhorar a conversação em inglês. Por meio dela, você não somente amplia seu vocabulário, assim como você se acostuma com diferentes sotaques e entonações. Afinal, o inglês é considerado uma língua universal - e ao redor do globo você irá encontrar uma infinidade de sotaques.

Além disso, é essencial mencionar como o inglês é um idioma de ritmo acentual. Em outras palavras, o entendimento da língua depende muito da forma como as sílabas são pronunciadas. Por isso, para compreender melhor os outros e ser compreendido, atente-se à pronúncia das palavras enquanto você pratica seu listening.

Existem vários recursos para aprender a pronúncia apropriada de cada termo. Um dos mais conhecidos envolve usar a função de text-to-speech do próprio Google, que você pode acessar pesquisando por “pronúncia [termo]”. Seus três pontos fortes estão na capacidade de escutar a pronúncia de forma lenta, na transcrição silábica oferecida pelo Google e na possibilidade de praticar a sua pronúncia em um lugar só.

Homem segurando um tablet com o aplicativo da Netflix aberto.

Como melhorar a conversação em inglês?
Quer saber como melhorar a conversação em inglês? Bom, séries são excelentes para aprender as nuances e a pronúncia da língua inglesa.

Deixe os receios de lado e treine com outras pessoas

Um dos maiores desafios encontrados pelos estudantes de inglês é superar o medo de cometer erros. Muitos se preocupam com a possibilidade de parecerem tolos ou cometerem gafes ao falar em um idioma estrangeiro. No entanto, deixar os receios de lado é fundamental para o progresso, em especial no speaking, e cometer erros é parte natural do processo de aprendizado.

Também é importante enfatizar como superar o medo de falar em público e se expressar em um novo idioma aumenta a sua confiança pessoal. Conforme você adquire fluência e melhora suas habilidades de conversação, a sua autoconfiança aumenta, o que é benéfico em diversas áreas da vida.

Aqui estão algumas dicas para te ajudar a deixar seus receios de lado:

  • Combine de praticar com amigos ou colegas de estudo que também estão aprendendo inglês. A sensação de familiaridade pode ajudar a reduzir a ansiedade criando um clima mais casual e aconchegante;

  • Tente aliar o útil ao agradável. Se você gosta de RPG de mesa, por que não tentar fazer uma sessão falando apenas em inglês com os outros participantes? É possível expandir essa prática para vários outros hobbies, em especial aqueles que podem ser feitos em grupo;

  • Procure e participe de grupos de prática de inglês locais ou online. Essas são ótimas maneiras de conhecer pessoas que compartilham seu interesse pela língua e pode ser o começo de amizades incríveis;

  • Pratique a pronúncia regularmente, mesmo que seja apenas conversando consigo mesmo. Quanto mais você pratica, menos difícil se torna enfrentar seus receios;

  • Tenha em mente que a maioria das pessoas aprecia quando alguém está tentando aprender seu idioma. Os falantes nativos de inglês são, de forma geral, extremamente compreensivos com os erros e estão dispostos a te ajudar com pequenos deslizes.

Pratique com professores nativos

Uma das formas mais eficazes na jornada de como melhorar a conversação em inglês é praticar com professores nativos em aulas particulares, como as oferecidas aqui na Nativ Inglês. Essa abordagem oferece benefícios que vão além da prática tradicional, pois podem acelerar seu progresso no idioma de forma significativa.

Nossos professores nativos são mestres na língua que ensinam. Eles possuem o domínio natural do idioma, incluindo sotaques regionais, gírias, e nuances culturais. Isso significa que você não apenas irá aprender a língua mas também a entenderá em seu contexto real e no cotidiano.

Além disso, eles também possuem a capacidade de corrigir sua pronúncia de forma precisa. Como a língua inglesa depende muito da pronúncia e entonação nos momentos corretos, saber pronunciar as palavras de forma adequada é essencial para uma comunicação eficaz. Portanto, ter um guia experiente para apontar e corrigir seus erros ao vivo é inestimável.

Como melhorar a conversação em inglês: conclusão

Em sua jornada para melhorar a conversação em inglês, é essencial lembrar que o progresso leva bastante tempo e esforço. Disciplina, um vocabulário diverso, e prática consistente são essenciais nessa jornada. Além disso, estar sempre aprimorando sua compreensão auditiva (listening) e conversação (speaking) é fundamental para se expressar com confiança e clareza – e atingir eventualmente a tão sonhada fluência.

Como a Nativ Inglês pode te ajudar nesse processo

Foto do nosso grupo de professores de inglês nativos

Agora você sabe como melhorar a conversação em inglês.

Com tudo isso dito, a língua inglesa é rica em expressões e nuances - e ter professores altamente qualificados ao seu lado pode fazer toda a diferença na sua jornada. Nossos professores nativos estão preparados para criar um plano de estudo personalizado e perfeitamente adaptado às suas necessidades individuais e objetivos de longa data.

Entre em contato com a Nativ Inglês agora mesmo para agendar sua avaliação gratuita e iniciar sua jornada em direção à fluência no inglês. Aprenda como melhorar a conversação em inglês da melhor forma e veja inúmeras portas se abrindo para a sua carreira profissional!

Obrigado por ler esta postagem

Se você gostou do conteúdo, continue acompanhando nosso blog para conferir outros temas como este. Compartilhe este post com seus amigos e entes queridos nas redes sociais - como Facebook, LinkedIn e Instagram - para que eles também possam ver o aprendizado do inglês de uma forma diferente.

Compartilhe esse conteúdo
Categories
Postagens Relacionadas

Descubra como Podemos Ajudar

Single Blog Form

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Author Details

Daniel Casden

Daniel Casden é o coordenador da Nativ Inglês e fundador da abordagem “Nativ Inglês” para ensino da língua inglesa. Americano, mudou-se para o Brasil para morar com sua esposa brasileira; porém, após lecionar em cursos de inglês com currículos rígidos e obsoletos, optou por fundar sua própria escola. Atualmente, soma dez anos de experiência em ensinar inglês de forma intuitiva, prática e centrada no aluno.

Tendo vivido em diversos países e diferentes experiências profissionais,...

Saiba Mais
Saiba Mais Sobre Nossos Cursos
Envie-Nos Uma Mensagem E Fique Em Contato
Contate-nosContate-nos
seta de rotação azul

Fale Conosco pelo Whatsapp

Preencha e Seja Redirecionado para o Nosso WhatsApp Agora Mesmo!
Whats App Form
PreçosQuem Somos FAQContate-Nos
magnifiercrossmenuchevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram