Desconto de Ano Novo
10% de Desconto na 1ª Mensalidade
00
Dias
00
Horas
00
Minutos
00
Segundos
Você Ficará com o Mesmo Professor Durante Todo seu Curso.

Pronúncia do the em inglês: como falar corretamente

POR
DANIEL CASDEN

Ah, o famigerado “the!” Esse pequenino da língua inglesa que aparece mais vezes do que pipoca em cinema, estando presente em praticamente toda frase. Mas como é a pronúncia do the em inglês, mesmo?

O “the” é como aquele amigo que não perde um rolê - ele aparece antes de nomes de lugares (“the beach”), objetos específicos (“the remote control”), conceitos abstratos (“the truth”), elementos únicos (“the sun”), nomes compostos (“the United Kingdom”) e elementos geográficos (“the Amazon River”), entre outros.

É essa a palavrinha que define, aponta e diz “é esse aqui de quem estou falando!”

E você provavelmente já se perguntou sobre a pronúncia do the em inglês - ou por que ele parece ser falado de duas formas diferentes. Talvez, você não tenha nem ideia de como diabos falar esse termo tão importante do inglês. Mas não se preocupe mais: hoje, venha com a gente da NativInglês para te explicarmos tudo isso e mais um pouco.

Aproveite e leia também: Como escrever e falar datas em inglês - um guia completo

Pule Para

Os dois tipos de pronúncia do the em inglês

Muitos iniciantes não notam, mas essa palavrinha apresenta dois tipos de pronúncia:

Com vogal curta, o “the” mais discreto (thuh)

Quando o “the” cai na frente de uma palavra que vem com um som de consoante, ele fica mais “tímido.” Nesses casos, o som do “the” vai se parecer mais com um “thuh” por conta da presença do schwa (/ə/) ao final da palavra.

Exemplos:

  • “The book” irá soar como “Thuh book;”
  • “The dog” irá soar como “Thuh dog.”
Pronúncia do the em inglês: como falar corretamente
Thuh books are on the table!

Com vogal longa, o “the” imponente e enfático (thee)

Por outro lado, quando o nosso amigo “the” encontra uma palavra que começa com som de vogal, ele ganha muito mais destaque na pronúncia. Nesses casos, o “the” irá apresentar o que chamamos de vogal longa, soando mais como um “thee” (/i:/) – é aquele som alongado, meio arrastado, que soa como se você estivesse prestes a fazer um anúncio importante.

Exemplos:

  • “The apple” soaria como “Thee apple;”
  • “The end” soaria como “Thee end.”

Vale também dizer que o “thee” também aparece quando queremos enfatizar alguma palavra na frase, como em “This is THE best ice cream I ever had!”

Veja no exemplo abaixo uma conversa simples mostrando na prática como a ênfase pode acontecer:

  • “Last night, I saw the [thuh] prime minister walk by the beach.” (Ontem à noite, vi o primeiro-ministro caminhar pela praia.)
  • “Wait, you saw THE [thee] prime minister? No way!” (Espera aí, você viu O primeiro-ministro? Sem chance!)

Apresentar consoante não é o mesmo que ter som de consoante!

Note que, quando falamos sobre as diferenças entre as duas variações de pronúncia do “the” em inglês, falamos especificamente do som da palavra imediatamente seguinte.

Assim como acontece em nossa própria língua materna, as palavras podem começar com uma consoante, mas ainda terem som de vogal. Por exemplo, mesmo que as palavras “hora” e “hiato” comecem com uma consoante, ela é muda, fazendo valer o som da letra que a sucede.

No inglês, o mesmo pode acontecer com várias palavras. Veja como o “the” é pronunciado nesses casos:

Escrevemos assimVogal ou consoante?Qual o seu som?Falamos assim
The unicornVogal (u)Consoante (“[yo]u”)Thuh unicorn
The umbrellaVogal (u)Vogal (“u”)Thee umbrella
The honorsConsoante (h)Vogal (“o”)Thee honors
The cardConsoante (c)Consoante (c)Thuh card

É necessário falar o “the” perfeitamente para ser entendido?

expressões mais usadas no inglês
Aprenda como funciona a pronúncia do the em inglês!

Essa é uma pergunta que incomoda muitos estudantes de inglês - e a resposta é não.

Veja bem, hoje em dia, o inglês é falado em todos os cantos do planeta, cada lugar com seu sotaque peculiar. 

Tem o inglês com sabor de chá (britânico), o inglês com gostinho de hambúrguer (americano), o inglês que parece fazer uma pergunta ao final de cada frase (australiano), até mesmo o nosso inglês que costuma ter vogais abertas, ausência de sons nasais e pronúncia simplificada de consoantes (como o “th” virando um “d” ou “t”)... E adivinha? Todos eles se entendem!

Podemos dizer que o “the” é como aquele maigo compreensivo: mesmo que você não acerte em cheio, ele entende a mensagem. Claro, quanto mais próximo da pronúncia correta, melhor a compreensão, mas não é o fim do mundo se o seu “the” virar um “thee” ou um “thuh” erroneamente ou se ele sair meio “brazuca” de vez em quando.

A real é que a comunicação vai muito além de pronunciar uma palavrinha perfeitamente tal qual um nativo: é muito sobre contexto, sobre se fazer entender, sobre manter a conversa fluindo.

No fim das contas, se você disser “I’m going to thee shopping mall” em vez de “thuh shopping mall,” relaxe! O que importa é você conseguir entender e ser entendido.

Recursos para turbinar a sua pronúncia do the em inglês

Beleza, você já deu os primeiros passos rumo à pronúncia correta das palavras em inglês, mas e se nós te dissermos que dá pra ir além? Existe um montão de recursos por aí para fazer seu inglês brilhar mais do que a tela do seu celular:

Aulas particulares com professores nativos

Quer coisa melhor do que aprender direto da fonte? Com os professores da Nativ Inglês, você tem a chance de praticar com professores que já nasceram com o “the,” gírias e elementos culturais na ponta da língua.

É aquela velha história: quer aprender a dançar forró? Aprenda com quem sabe! O mesmo vale para o inglês. Um professor nativo não somente vai corrigir sua pronúncia o quanto antes a fim de evitar vícios de linguagem, assim como vai te dar conselhos personalizados que nenhum aplicativo consegue.

Shadowing com mídias em inglês

Você já ouviu falar em shadowing? Em suma, essa técnica envolve repetir o que o personagem ou pessoa fala logo depois dela, tentando replicar sua entonação, ritmo e pronúncia. Você pode escolher uma cena curta de sua série favorita, um trecho de algum vídeo ou uma frase clássica dos filmes, e repetir tudo.

Pode parecer bobo, mas funciona que é uma beleza.

podcast para aprender inglês

Aliás, já pensou em ouvir sobre seus assuntos favoritos e ainda por cima praticar seu inglês, especialmente quando se está fora de casa? Os podcasts estão aí para isso, e com tanta variedade não é difícil encontrar um que te agrade – tem de tudo, como true crime, fofocas de celebridades, papo de investimentos, notícias, tecnologia e por aí vai.

É uma ótima forma de adquirir conhecimento e treinar o ouvido para identificar quando usar o “thuh” ou “thee” e a pronúncia correta de tudo do inglês.

Grupos de conversação online

Existem várias comunidades na internet onde a galera se reúne só para bater um papo em inglês. O legal é que você também conhece gente do mundo todo e ninguém se importa se você errar – estão todos no mesmo barco!

Dica: procure por grupos com moderadores nativos, porque assim sempre tem alguém para dar aquela corrigida quando precisar, e, se possível, tente encontrar pessoas com interesses em comum para dar aquele incentivo a mais.

Pronúncia do the em inglês: conclusão

Depois dessa maratona sobre a pronúncia do the em inglês, esperamos que você esteja se sentindo mais confiante para enfrentar esse pequeno gigante do idioma. Para recapitular, lembre-se de que o “thuh” é usado antes de sons de consoantes e o “thee” é usado antes de sons de vogais, além de ser usado para dar ênfase ao próximo termo.

É importante também não se esquecer que, por mais que a pronúncia “perfeita” seja legal, o que realmente importa é conseguir se comunicar com as outras pessoas. E, caso você misture a pronúncia sem querer, apenas dê de ombros e siga em frente. Com o tempo e a prática, o seu “the” vai se tornar tão natural que você nem vai acreditar que um dia achou complicado.

Inglês para iniciantes

Obrigado por ler esta postagem!

Se você gostou de aprender sobre a pronúncia do the em inglês, continue acompanhando nosso blog para conferir outros temas como este. Aproveite ainda para compartilhar este post com seus amigos e entes queridos nas redes sociais – como Facebook, LinkedIn e Instagram – para que eles também possam ver o aprendizado do inglês de uma forma diferente!

Procurando um curso de inglês?

Na Nativ Inglês, oferecemos uma grande variedade de cursos online com professores nativos. Você terá aulas cara a cara via chamada de vídeo num curso personalizado, exclusivo às suas necessidades e adequado ao seu nível de conhecimento.

Oferecemos cursos para iniciantes e cursos de inglês fluente para intermediários e avançados, além de cursos de inglês para empresas, inglês jurídico e inglês preparatório para os exames de proficiência em inglês.

Fale conosco e projetaremos um curso particular para atender às suas necessidades!

Compartilhe esse conteúdo
Categories
Postagens Relacionadas

Descubra como Podemos Ajudar

Single Blog Form

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Author Details

Daniel Casden

Daniel Casden é o coordenador da Nativ Inglês e fundador da abordagem “Nativ Inglês” para ensino da língua inglesa. Americano, mudou-se para o Brasil para morar com sua esposa brasileira; porém, após lecionar em cursos de inglês com currículos rígidos e obsoletos, optou por fundar sua própria escola. Atualmente, soma dez anos de experiência em ensinar inglês de forma intuitiva, prática e centrada no aluno.

Tendo vivido em diversos países e diferentes experiências profissionais,...

Saiba Mais
Saiba Mais Sobre Nossos Cursos
Envie-Nos Uma Mensagem E Fique Em Contato
Contate-nosContate-nos

Fale Conosco pelo Whatsapp

Preencha e Seja Redirecionado para o Nosso WhatsApp Agora Mesmo!
Whats App Form
PreçosQuem Somos FAQContate-Nos
magnifiercrossmenuchevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram