Desconto de Ano Novo
10% de Desconto na 1ª Mensalidade
00
Dias
00
Horas
00
Minutos
00
Segundos
Você Ficará com o Mesmo Professor Durante Todo seu Curso.

Como pronunciar TH em inglês como nativo

POR
DANIEL CASDEN

Quer saber como pronunciar TH em inglês como nativo? O som do “th” é um desafio que frequentemente deixa os aprendizes e até mesmo muitos falantes embasbacados - afinal, quem nunca foi agradecer alguém e acabou pronunciando “thanks” como “tanks” (tanques)?

Esse som muito distinto é uma das características mais marcantes da língua inglesa. Ele também é extremamente comum, sendo encontrado em muitas palavras comuns (como “the”, “they”, “this” e “that”). Portanto, dominar a sua pronúncia correta é essencial para atingir a fluência na língua inglesa e melhorar a sua conversação.

Ao longo desse artigo, iremos explicar como pronunciar TH em inglês como nativo e suas peculiaridades, dando vários exemplos de palavras para aperfeiçoar sua pronúncia!

Leia também: A importância da língua inglesa no mercado de trabalho

Pule Para

Como pronunciar TH em inglês como nativo?

Antes de tudo, vamos falar um pouco sobre a parte linguística do “th”. No inglês, ele representa um som fricativo, aquele que é produzido quando o ar flui por meio de um estreitamento oral que bloqueia parcialmente a corrente de ar. No português, as letras “j”, “f” e “v” representam exemplos comuns de sons dessa categoria.

Como pronunciar TH em inglês como nativo?

Entretanto, o que faz o “th” ser uma verdadeira peculiaridade é a inexistência de um equivante exato em muitos idiomas – inclusive a língua portuguesa! Esse fato frequentemente resulta em dificuldades na pronúncia do “th” para aprendizes não nativos, que costumam substituir o “th” por um “z”, “f”, “v”, “t”, ou “d” a depender da palavra.

Outra coisa que torna o “th” ainda mais intrigante é a distinção entre o “th” vozeado e o “th” desvozeado (sim, duas pronúncias diferentes!), ambos dos quais veremos a seguir.

O TH vozeado

Representado foneticamente por /ð/, o “th” vozeado ocorre em palavras como “this,” “that,” e “the.” O que torna esse som vozeado é a presença de vibração na garganta enquanto ele é produzido. Aqui vão algumas dicas de como reproduzi-lo:

  • Use o método do “z”: uma boa forma de se familiarizar com o “th” vozeado é imitar o som do “z”, similar ao de uma abelha. Note como os dentes e a língua se aproximam, mas não se encostam. Para atingir o “th”, basta encostar a língua suavemente nos dentes frontais superiores. Use força demais e o som sairá como um “t” ou “d”; use força insuficiente e o som sairá como um “v” ou “z”;

  • Mantenha a vibração vocal: enquanto a língua suavemente encosta nos dentes, o ar deve passar suavemente pela abertura. Nesse momento, você sentirá uma leve vibração na garganta, indicando que está pronunciando o “th” vozeado da forma correta;

  • Mantenha a continuidade: ao pronunciar palavras com o “th” vozeado, é essencial manter a articulação suave e contínua. Não bater a língua nos dentes ou criar interrupções no som é crucial, mas requer bastante prática.

Exemplos de palavras com o TH vozeado

Aqui estão alguns termos que usam o “th” vozeado: this (isso), that (aquilo), these (esses), together (junto(s)), leather (couro), though (entretanto), weather (clima), clothing (roupa), brother (irmão), other (outro), tether (amarra), scathe (estrago, dano), lathe (torno) e seethe (ferver, agitar-se).

Para checar a pronúncia de cada palavra, você pode usar ferramentas como o Google (basta pesquisar por “pronúncia [termo]”) e o dicionário online de Cambridge. Este também evidencia as diferenças entre os sotaques americano e inglês, mostrando a pronúncia de cada fonema individualmente!

Uma pilha de livros escritos na língua inglesa.

Como pronunciar o TH em inglês como nativo.
A internet é um ambiente vasto e repleto de conteúdos online para aprender mais sobre tudo, inclusive a língua inglesa.

O TH desvozeado

O "th" desvozeado, representado foneticamente como /θ/, é encontrado em palavras como "think," "thin," e "math." Diferentemente do “th” vozeado, esse som não envolve vibração na garganta – o ar passa diretamente entre a língua e os dentes. Similarmente, aqui vão dicas para pronunciá-lo da forma correta:

  • Use o método do “s”: uma forma de se familiarizar com o “th” desvozeado é pronunciar “sssssss”, outro som desvozeado. Note como a sua língua fica para dentro enquanto você faz esse chiado similar a uma serpente. Para chegar ao “th”, basta posicionar a ponta da língua entre os dentes frontais, permitindo que o ar seja forçado pelo espaço. Antes que você nos pergunte: sim, é perfeitamente normal a língua ficar um pouco para fora!

  • Mantenha o fluxo de ar contínuo: certifique-se de manter um fluxo de ar contínuo ao pronunciar o “th” desvozeado, evitando qualquer tipo de interrupção ou parada brusca.

Exemplos de palavras com o TH desvozeado

Aqui vão alguns termos pronunciados com  “th” desvozeado: thorn (espinho), think (pensar), thousand (mil), thermometer (termômetro), thief (ladrão), thanks (obrigado), therapy (terapia), thread (novelo), athlete (atleta), marathon (maratona), panther (pantera), toothpaste (pasta de dente), hypothetic (hipotético), authenticity (autenticidade), youth (jovem, juventude), strength (força), oath (juramento), e broth (caldo).

Mais uma vez, lembre-se de utilizar ferramentas externas (como o dicionário digital disponibilizado pela Cambridge) para checar e praticar a sua pronúncia!

Como pronunciar TH em inglês como nativo: Conclusão

Dominar a pronúncia do “th” é um marco importante para quem busca falar o idioma com a confiança de um nativo. E agora que você compreende as diferenças entre o “th” vozeado e o “th” desvozeado, você está bem encaminhado para aprimorar a sua pronúncia.

Lembre-se que, assim como em muitas áreas da vida, a prática regular e consistente o levam à perfeição – desafie-se periodicamente com palavras e frases que contenham ambas as formas do “th.” Além disso, assistir a séries e programas de televisão em inglês, atividade mais fácil do que nunca na era digital, pode ser uma maneira divertida e eficaz de unir o útil ao agradável, familiarizando-se com esses sons na prática.

Imagem do episódio "Nosedive" da série antológica Black Mirror.
"Black Mirror" é uma das séries antológicas de maior sucesso recente.

Obrigado por ler esta postagem

Se você gostou do conteúdo, continue acompanhando nosso blog para conferir outros temas como este. Aproveite ainda para compartilhar este post com seus amigos e entes queridos nas redes sociais - como Facebook, LinkedIn e Instagram - para que eles também possam ver o aprendizado do inglês de uma forma diferente!

Procurando um curso de inglês?

Na Nativ Inglês, oferecemos uma grande variedade de cursos online com professores nativos. Você terá aulas cara a cara via chamada de vídeo num curso personalizado, exclusivo às suas necessidades e adequado ao seu nível de conhecimento.

Oferecemos cursos para iniciantes e cursos de inglês fluente para intermediários e avançados, além de cursos de inglês para empresas, inglês jurídico e inglês preparatório para os exames de proficiência em inglês.

Fale conosco e projetaremos um curso particular para atender às suas necessidades! Aqui, você pode aprender como pronunciar TH em inglês como nativo e muito mais.

Compartilhe esse conteúdo
Categories
Postagens Relacionadas

Descubra como Podemos Ajudar

Single Blog Form

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Author Details

Daniel Casden

Daniel Casden é o coordenador da Nativ Inglês e fundador da abordagem “Nativ Inglês” para ensino da língua inglesa. Americano, mudou-se para o Brasil para morar com sua esposa brasileira; porém, após lecionar em cursos de inglês com currículos rígidos e obsoletos, optou por fundar sua própria escola. Atualmente, soma dez anos de experiência em ensinar inglês de forma intuitiva, prática e centrada no aluno.

Tendo vivido em diversos países e diferentes experiências profissionais,...

Saiba Mais
Saiba Mais Sobre Nossos Cursos
Envie-Nos Uma Mensagem E Fique Em Contato
Contate-nosContate-nos
seta de rotação azul

Fale Conosco pelo Whatsapp

Preencha e Seja Redirecionado para o Nosso WhatsApp Agora Mesmo!
Whats App Form
PreçosQuem Somos FAQContate-Nos
magnifiercrossmenuchevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram