Desconto de Ano Novo
10% de Desconto na 1ª Mensalidade
00
Dias
00
Horas
00
Minutos
00
Segundos
Você Ficará com o Mesmo Professor Durante Todo seu Curso.

4 dicas para fazer uma apresentação profissional em inglês

POR
DANIEL CASDEN

Uma coisa é fato: dominar o inglês abre inúmeras portas para um mundo de oportunidades, especialmente no âmbito profissional. No entanto, a simples ideia de fazer uma apresentação profissional em inglês pode gelar a espinha de muitos estudantes do idioma.

Afinal, como transmitir ideias complexas e se comunicar com segurança em uma língua estrangeira? Será que é preciso ser fluente para ter sucesso?

A boa notícia é que, com as ferramentas e estratégias certas, qualquer pessoa pode fazer uma boa apresentação profissional em inglês, independentemente do seu nível de fluência.

Neste artigo, você encontrará um guia completo para fazer apresentações profissionais em inglês com confiança e sucesso, partindo do básico de uma apresentação até dicas para seu desenvolvimento.

Pule Para

Como fazer uma apresentação profissional em inglês?

Em qualquer apresentação, a primeira coisa que você deve fazer é se introduzir para o público, ou, em outras palavras, realizar a sua apresentação pessoal.

Foto de uma pessoa apontando o dedo.
Sim, você!

É aqui que você começa com uma saudação cordial, dizendo seu nome completo de forma clara e pausada. Mencione também seu cargo na empresa, a área em que você atua, e, caso relevantes, inclua a sua idade, seu tempo de experiência na empresa, e uma breve trajetória profissional. Prefira a linguagem formal, mas evite ser robótico ou artificial demais.

Exemplo: 

“Greetings! My name is Roberta Macedo. I’m 32 years old and I have been working as a Marketing Manager in the technology department at Companhia X for the past 7 years.
I am originally from Belo Horizonte, Brazil, and I graduated in Business Administration from USP. In my current role, I am responsible for developing and executing marketing strategies for our company's technology products and services.”

Após a sua apresentação pessoal, é necessário introduzir o tema da sua apresentação para o público. Isso é feito explicando brevemente o que você abordará e os principais pontos que serão explorados ao longo da apresentação.

Continuando do exemplo anterior: 

“Today, I'm excited to share with you how we're using automated data analysis to improve the reach and effectiveness of our digital marketing techniques.
Specifically, I'll be discussing how we can use automated data analysis to identify and target key audiences, optimize our marketing campaigns for maximum impact, and track the results of our marketing efforts.
I believe that automated data analysis is a powerful tool that can help Companhia X improve its marketing results, and I hope you'll find the insights and strategies I share to be valuable to our company.”

Pessoa fazendo uma apresentação no trabalho.

4 dicas para a fazer sua apresentação profissional

Agora que você sabe como começar a sua apresentação profissional em inglês, que tal pegar algumas dicas de como continuar?

1 - Não tenha medo de usar frases prontas

Caso você não estiver confortável o suficiente para improvisar, experimente usar frases prontas. Elas podem te ajudar a iniciar, desenvolver, e concluir sua apresentação. Isso pode te ajudar a se sentir mais seguro e evitar erros gramaticais.

Por exemplo, na introdução, você pode considerar as seguintes frases prontas:

  • "My name is [nome] and I am [cargo/posição] at [empresa]." (Meu nome é [nome] e sou [cargo/posição] na [empresa].)
  • "Today, I will be talking about [tema da apresentação]." (Hoje, falarei sobre [tema da apresentação].)

No desenvolvimento, você pode usar as seguintes frases:

  • “First, I will…” (Primeiramente, eu vou…)
  • “On the other hand” (Por outro lado) e “However” (Entretanto), excelentes conectores para constratar ideias
  • “According to the report” (Segundo o relatório) e “If you look at this graph, you can see that…” (Se você olhar para esse gráfico, você verá que…)
  • “Furthermore”, “In addition” (Ademais/além disso), e “This leads us to my next point” (Isso nos leva ao próximo ponto), muito usados para conectar os elementos da apresentação
  • “For example” (Por exemplo)

Já no fim de sua apresentação, você pode usar “I’d like to conclude that…” (Eu gostaria de concluir que…) ou “In conclusion, let me sum up my main points” (Para concluir, deixe-me resuimr os pontos principais). Ao final de tudo, lembre-se de se agradecer pela atenção com “Thank you all for listening” ou “That’s it from me, thank you!”

2 - Fale de forma pausada e com boa articulação

Falar rápido demais pode dificultar a compreensão do seu público. É importante falar de forma pausada e com boa articulação para que todos possam entender o que você está dizendo. Além disso, preste muita atenção na pronúncia correta das palavras, colocando o stress na sílaba correta e evitando vícios de linguagem. 

Diferentemente do que acontece com a nossa língua materna, a pronúncia correta das palavras nem sempre acompanha sua grafia, então pronunciar os termos corretamente evita ambiguidades e garante que todo mundo está na mesma página.

3 - Utilize recursos visuais

Outra dica para tornar sua apresentação profissional em inglês algo fantástico é usar recursos visuais. Imagens, gráficos, vídeos, tabelas, e afins são aliados poderosíssimos na comunicação de informações complexas de forma mais clara e concisa. Além disso, eles podem servir como argumentos importantes se sua apresentação tem o intuito de convencer um superior de algo.

Use imagens de alta qualidade e gráficos com cores e designs que sejam claros e fáceis de entender, mas também não exagere: informação visual em excesso pode distrair e dificultar a compreensão da mensagem principal.

Aliás, não se esqueça de que os recursos visuais devem complementar a sua fala, não substituí-la.

Foto de um gráfico feito à mão.Apresentação profissional em inglês
Agora você sabe como fazer uma apresentação profissional em inglês; arrase!

4 - Pratique, pratique, pratique!

Por fim, a prática é a chave para o sucesso em qualquer área, especialmente para apresentações profissionais em inglês. Dedique bastante tempo para praticar sua apresentação em voz alta diversas vezes, cronometrando-se para garantir que esteja dentro do tempo limite.

Lembre-se de pronunciar as palavras corretamente e em ritmo moderado, garantindo que todos irão entender o que você está falando. Observe sua postura e linguagem corporal, e, se possível, peça feedback para amigos ou colegas de classe para melhorar ainda mais a sua performance.

É importante também se preparar para responder perguntas do público de forma clara e concisa, demonstrando domínio total do assunto caso necessário.

Lembre-se de considerar o público!

Além disso, você precisa ter em mente o público para o qual você estará se apresentando. Por exemplo, você talvez tenha que fazer uma apresentação para seus colegas de trabalho (ou o público geral) - nesses casos, procure sempre usar uma linguagem mais acessível, evitando termos técnicos.

Ou, então, talvez você tenha que apresentar resultados para os diretores de sua empresa. Aqui, o ideal é concentrar-se nos resultados, impactos, e benefícios do seu trabalho, usando uma linguagem clara e concisa.

Por fim, outra possibilidade comum envolve especialistas em uma área. Nesse caso, você pode se aprofundar em detalhes técnicos e em jargões específicos da área, mas é importante estar preparado para responder a perguntas complexas e discutir possíveis nuances do tema.

Obrigado por ler esta postagem

Agora você sabe como fazer uma apresentação profissional em inglês. Se você gostou do conteúdo, continue acompanhando nosso blog para conferir outros temas como este. Aproveite ainda para compartilhar este post com seus amigos e entes queridos nas redes sociais – como Facebook, LinkedIn e Instagram – para que eles também possam ver o aprendizado do inglês de uma forma diferente!

Procurando um curso de inglês?

Na Nativ Inglês, oferecemos uma grande variedade de cursos online com professores nativos. Você terá aulas cara a cara via chamada de vídeo num curso personalizado, exclusivo às suas necessidades e adequado ao seu nível de conhecimento.

Oferecemos cursos para iniciantes e cursos de inglês fluente para intermediários e avançados, além de cursos de inglês para empresas, inglês jurídico e inglês preparatório para os exames de proficiência em inglês.

Fale conosco e projetaremos um curso particular para atender às suas necessidades!

Compartilhe esse conteúdo
Categories
Postagens Relacionadas

Descubra como Podemos Ajudar

Single Blog Form

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Author Details

Daniel Casden

Daniel Casden é o coordenador da Nativ Inglês e fundador da abordagem “Nativ Inglês” para ensino da língua inglesa. Americano, mudou-se para o Brasil para morar com sua esposa brasileira; porém, após lecionar em cursos de inglês com currículos rígidos e obsoletos, optou por fundar sua própria escola. Atualmente, soma dez anos de experiência em ensinar inglês de forma intuitiva, prática e centrada no aluno.

Tendo vivido em diversos países e diferentes experiências profissionais,...

Saiba Mais
Saiba Mais Sobre Nossos Cursos
Envie-Nos Uma Mensagem E Fique Em Contato
Contate-nosContate-nos
seta de rotação azul

Fale Conosco pelo Whatsapp

Preencha e Seja Redirecionado para o Nosso WhatsApp Agora Mesmo!
Whats App Form
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram