Será que aprender inglês com nativos melhora significativamente a compreensão e a prática do idioma pelos alunos?
Acreditamos que existem muitas vantagens em aprender inglês com nativos, especialmente quando o aluno já acumulou um pouco de bagagem em suas habilidades de falar e entender inglês.
Porém, simultaneamente, reconhecemos que professores não nativos, bem preparados e com perfeita proficiência do inglês podem apresentar vantagens para o aluno.
Você provavelmente está lendo este blog porque está procurando um professor nativo ou não tem certeza se deveria se preocupar em aprender inglês com professores nativos. De qualquer forma, este artigo ajudará definitivamente a decidir se é isso que você precisa.
Durante os longos anos de aprendizado, professores não-nativos desenvolvem um profundo conhecimento do sistema linguístico e das habilidades desenvolvidas para ensinar aquela língua.
Levamos esse benefício em consideração quando contratamos professores em nossa escola. O professor não-nativo conhece o idioma nativo do aluno e isso ajuda na jornada de aprendizado, porém essa ponte não será utilizada o tempo todo, pois o objetivo é ensinar ao aluno como se comunicar em inglês e não em sua língua materna. O método de ensino de inglês é muitas vezes diferente daquele utilizado por professores nativos, também.
Neste artigo, gostaria de compartilhar minhas ideias sobre os pontos fortes e fracos de aprender inglês com professores nativos vs. professores não-nativos. Espero que, no final desta lição, você esteja mais capacitado para selecionar o melhor tipo de professor para você.
Não vou mentir. Após ensinar inglês em diversos países onde morei, ser nativo foi sempre uma grande vantagem. Muitos alunos preferem aprender inglês com falantes nativos, e isso sempre foi um benefício ao procurar emprego.
Veja algumas das vantagens que aprender inglês com professores nativos pode lhe trazer
Na conversação com nativos em inglês, você terá incríveis oportunidades de praticar e melhorar suas habilidades linguísticas em um ambiente onde o inglês é a língua universal e natural de comunicação com um professor qualificado que recebeu treinamento para ensinar inglês para estrangeiros.
O professor nativo terá amplas possibilidades de ensinar, interagindo proativamente com os alunos num processo participativo e recíproco de fala, escuta e compreensão. Além disso, o aluno terá contato com uma pronúncia em inglês impecável, assim como uma imersão na conversação inglesa. Essa interatividade na comunicação não é apenas uma maneira de praticar inglês com professores nativos, mas também uma forma de ajudar os alunos a ganharem confiança para falar inglês com outras pessoas.
Qualificação e experiência profissional
Entretanto, ser um falante nativo não garante que a pessoa seja um instrutor de sucesso!
Muitas vezes me perguntam, e com razão:
Será que meu professor é apenas um falante nativo, ou é um professor também?
Nossa escola emprega preferencialmente professores 100% falantes nativos, graduados no ensino de língua inglesa para estrangeiros, com treinamento universitário e certificados TEFL ou TESOL, com experiência na aplicação de seus conhecimentos e habilidades profissionais comprovadas.
No entanto, trabalhamos com um seleto grupo de professores que, embora nascidos no Brasil ou mesmo brasileiros, cresceram em escolas internacionais ou em países de língua inglesa. Eles têm perfeito domínio do idioma na fala e compreensão, e por isso são parte integrante de nossa equipe.
Muitos de nossos professores são expatriados nascidos e criados em países de língua inglesa como Estados Unidos, Canadá, Austrália, Europa, mas moram no Brasil há muito tempo e falam português muito bem.
Nossas metodologias inovadoras para aprender inglês na conversação com nativos
Nossas metodologias são especialmente elaboradas para cada aluno desenvolver fluência e confiança através de aulas interativas eficazes e divertidas. Além de ensinar, nossos professores especializados garantirão que você permaneça motivado e focado. Eles te ajudarão nos desafios do aprendizado, estabelecendo metas e celebrando o seu sucesso.
Vale a pena aprender inglês com nativos?
Como você deve ter percebido, acreditamos genuinamente que aprender inglês com professores nativos é o melhor caminho a seguir.
Para começar, falantes nativos de inglês geralmente têm maior proficiência em inglês do que falantes não nativos. Pelo fato de terem crescido falando a língua, estão mais familiarizados com o idioma e, assim proporcionam uma melhor educação linguística a seus alunos. Seu inglês será mais idiomático, seu vocabulário mais rico e usarão modelos de pronúncia padrão.
Todo falante nativo de inglês tem uma coisa em comum: a capacidade de falar rápida e efetivamente e usar colocações e verbos com facilidade. E esta é uma tremenda vantagem para o aluno, pois melhorando suas habilidades auditivas, o aluno vai aprender a falar mais fluentemente.
Como resultado de seu alto grau de competência na língua inglesa, os professores nativos podem ser capazes de ensinar sua língua a seus alunos sem cometer nenhum erro de linguagem. Eles falam a língua da maneira como as pessoas falam e não da maneira como você aprende nos livros.
Por exemplo, nas salas de aula de inglês, os professores ensinam a diferença entre o uso destes dois verbos modais: "May" e "Can"
Usamos o verbo “May” para permissão e “Can” para habilidade.
Na verdade, ninguém se importa. Veja bem, eu cresci nos Estados Unidos, e todos nós perguntamos, “Can I use the bathroom?”.
Agora que penso nisso, os únicos que nos corrigiram foram os nossos professores de inglês, hahaha, de modo sarcástico e sorridente diziam:
“I don’t know, can you?” É “may I”, e não “can I”.
Estudei e sou fluente em vários idiomas, e uma coisa que posso garantir é que ninguém fala gramaticalmente correto.
É verdade! Considere sua formação e o que você aprendeu na escola, e depois pergunte-se: você usa a gramática correta quando fala?
Pelas minhas próprias experiências de vida no Brasil, depois de seis meses aprendendo português em uma escola muito rigorosa, me senti pronto para me aventurar e começar a conversar com as pessoas. O que aconteceu? Comecei a corrigir o português de todo mundo! ! ! Quão ridículo é isso? Que arrogante, embora, tecnicamente falando, eles estivessem incorretos.
Aprender inglês com nativos é muito melhor, e eles podem ajudar de muitas outras maneiras, como:
A conversação com nativos é o segredo do sucesso; aprender uma língua estrangeira é adquirir a habilidade de comunicar-se eficazmente com os falantes nativos.
Quando é apropriado aprender inglês com professores não-nativos?
Se você é iniciante ou está em um nível abaixo do intermediário, aconselho a não procurar aprender inglês com professores nativos, especialmente se esse professor não fala a sua língua.
Professores nativos que não consigam se comunicar com os alunos em uma língua que eles entendam facilmente criarão uma atmosfera estressante onde os alunos precisam se esforçar muito para entender as lições.
A sala de aula precisa ser agradável, prática e divertida. O relacionamento positivo entre professor e aluno é um dos fatores mais importantes na aprendizagem.
Acreditamos que é melhor para iniciantes encontrar um professor que fale seu idioma, ou professores não nativos que dominem o inglês tanto na gramática quanto na maneira como soam. É extremamente importante que o aluno aprenda bem desde o início, para não ter que reaprender depois.
Os professores não nativos têm mais capacidade de traduzir a língua nativa dos alunos e, portanto, são mais adequados para ensinar inglês a iniciantes. Enquanto isso, aprender inglês com professores nativos pode ser mais adequados para alunos que já possuam maior conhecimento do idioma porque podem ensinar e corrigir a pronúncia, uso do vocabulário e estrutura de frases com precisão.
É suficiente ser um falante nativo para ensinar inglês?
Ensinar e falar uma segunda língua são duas coisas completamente diferentes. Sei cozinhar, mas não sou qualificado para ensinar alguém como se tornar um chef de cozinha. Se seu professor é apenas um nativo, e acha que isso já é o suficiente para transformá-lo em um professor, eu lhe asseguro, não é o suficiente.
O treinamento didático faz alguma diferença?
Com certeza. O ensino do inglês, ou de qualquer outra língua, requer uma variedade de instrumentos, e a capacidade de falar o inglês é apenas um deles. O falante nativo tem o inglês como seu instrumento linguístico, assim como os brasileiros têm o português como seu instrumento linguístico.
A profissão do professor de inglês nativo requer conhecimentos especializados. Em alguns países de língua inglesa, existem cursos universitários e particulares para pessoas que desejam dedicar seu tempo ao ensino do inglês para estrangeiros. E o professor somente obterá a qualificação para ensinar depois de passar nestes cursos e testes.
No treinamento, o professor aprenderá muito mais do que simplesmente gramática. Será ensinado a ajudar os alunos a aprender mais eficientemente, a projetar aulas críticas e estruturas para cada nível de conhecimento; aprenderá a compreender a capacitação linguística de cada aluno e as diferenças culturas, avaliando e medindo os resultados, entre muitas outras habilidades.
Você não precisa fazer um curso para verificar se seu professor é qualificado. Comece com algumas perguntas simples. Peça que lhe dê exemplos de substantivos contáveis e incontáveis, ou pergunte por que usamos o presente simples. Se o professor não conseguir responder a essas perguntas rapidamente, não é um bom sinal.
Os prós de aprender inglês na conversação com nativos
Nossa atitude é que é sempre uma boa ideia aprender inglês com nativos, desde que ele seja treinado e qualificado para ajudá-lo em suas necessidades de aprendizado. Em outras palavras, aprendendo inglês com nativos, você:
- Terá uma prática de listening intensiva e uma ampla prática de fala.
- Assimilação natural do vocabulário coloquial e dos fundamentos gramaticais.
- Oportunidade de estudar a língua como ela é falada atualmente pelos nativos.
- Aprenderá a cultura de outros países de língua inglesa, suas tradições, festas, hábitos e fatos intrigantes que somente um habitante nativo saberia.
- Aprenderá notícias atuais.
- Treinará como usar gírias, expressões e cumprimentos casuais dos falantes no dia a dia.
A paixão pelo ensino como fator determinante
Por último, e menciono isso sempre que falo em procurar um ótimo professor. Existe um ingrediente que deve estar presente para gerar aulas excelentes que é a paixão pelo ensino.
A diferença entre um bom professor e um excelente professor é a capacidade de se preocupar com o aluno, como individuo, e como pode ajudar o aluno a atingir seu objetivo.
Com a ajuda e motivação de um professor dedicado, você aprende com confiança e sem sofrimento.
Como podemos lhe ajudar a aprender inglês com nativos?
Nossos professores nativos e não-nativos, cuidadosamente escolhidos, têm um estilo natural, mas todos seguem nossas inovadoras estratégias de ensino que aceleram seu aprendizado de uma forma prática, divertida e intuitiva.
Eles compartilham com você seus conhecimentos, suas experiência, sua motivação para superar cada desafio, sua vivência internacional, assim como sua paixão pelo ensino.
Se você está em dúvida se precisa aprender inglês com professores nativos, ou não, venha falar conosco e faremos uma avaliação sobre seus objetivos com o idioma e nível de proficiência. Saberemos lhe indicar o melhor tipo de professor que se adapte às suas necessidades e interesses.
Obrigado por ler esta postagem
Se você gostou do conteúdo, continue acompanhando nosso blog para conferir outros temas como este. Aproveite ainda para compartilhar este post com seus amigos e entes queridos nas redes sociais – como Facebook, LinkedIn e Instagram – para que eles também vejam o aprendizado do inglês de uma forma diferente!
Procurando um curso de inglês?
Na Nativ Inglês, oferecemos uma grande variedade de cursos online com professores nativos. Você terá aulas cara a cara via chamada de vídeo num curso personalizado, exclusivo às suas necessidades e adequado ao seu nível de conhecimento.
Oferecemos cursos para iniciantes e cursos de inglês fluente para intermediários e avançados, além de cursos de inglês para empresas, inglês jurídico e inglês preparatório para os exames de proficiência em inglês.
Não fique mais se perguntando quanto tempo demora para aprender inglês. Fale conosco e projetaremos um curso particular para atender às suas necessidades!
Quer uma Aula de Avaliação?
Compartilhe esse conteúdo
Leave a Reply
Daniel Casden é o coordenador da Nativ Inglês e fundador da abordagem “Nativ Inglês” para ensino da língua inglesa. Americano, mudou-se para o Brasil para morar com sua esposa brasileira; porém, após lecionar em cursos de inglês com currículos rígidos e obsoletos, optou por fundar sua própria escola. Atualmente, soma dez anos de experiência em ensinar inglês de forma intuitiva, prática e centrada no aluno.
Tendo vivido em diversos países e diferentes experiências profissionais,...