Desconto de Ano Novo
10% de Desconto na 1ª Mensalidade
00
Dias
00
Horas
00
Minutos
00
Segundos
Aulas com o Mesmo Professor ao Longo do Curso

Aulas de conversação em inglês valem a pena?

POR
DANIEL CASDEN

Sem dúvida, falar é a habilidade mais desafiadora que as pessoas têm ao aprender uma nova língua. Mas as aulas de conversação em inglês com professores nativos ajudarão você a melhorar significativamente sua fluência. 

É difícil aprender uma nova língua; ninguém tem a pronúncia ou a gramática perfeita no início, e isso pode ser intimidante. O curso de conversação em inglês oferece aos alunos a oportunidade de corrigir erros em tempo real, garantindo que os alunos possam praticar e melhorar sua destreza no idioma.

A prática de participar em aulas de conversação em inglês o ajudará a desenvolver uma voz forte e bem preparada, com novas habilidades. As aulas de conversação inspiram confiança colocando o que já foi aprendido dentro de contextos adequados.

A proficiência em inglês é uma habilidade altamente valorizada no mundo globalizado de hoje. Seja para oportunidades de carreira, estudos acadêmicos, viagens internacionais ou simplesmente para expandir horizontes culturais, falar inglês fluentemente pode abrir muitas portas.

Nesse contexto, as aulas de conversação em inglês têm ganhado destaque como uma ferramenta eficaz para aprimorar a fluência. Mas será que essas aulas realmente valem a pena? Este artigo explora os benefícios, desafios e considerações práticas das aulas de conversação em inglês, analisando se são, de fato, um investimento válido para quem busca dominar o idioma.

Pule Para

Aulas de conversação em inglês: o que são e como funcionam?

A aula de conversação é apenas uma simples troca de palavras entre duas ou mais pessoas ou é mais do que isso?

Em primeiro lugar, sim - as aulas de conversação em inglês valem a pena. Um sinal claro são os alunos que querem usar e desenvolver suas habilidades de compreensão auditiva e fluência na fala, que normalmente se matriculam em um curso de conversação em inglês, já que suas exigências diferem muito das necessidades dos alunos que desejam apenas aprender inglês.

Os cursos de conversação são uma excelente oportunidade para aumentar sua fluência, vocabulário e precisão ao falar inglês - e, ao mesmo tempo, levar suas habilidades na língua inglesa a um novo nível de proficiência.

Nossos cursos de conversação, por exemplo, são customizados às necessidades dos alunos e ao seu nível de conhecimento, mas em todos eles você vai:

  • Melhorar sua fluência, gramática e pronúncia;
  • Identificar e superar seus problemas de comunicação oral;
  • Expandir seu vocabulário falado, incluindo coloquialismos e gírias;
  • Aperfeiçoar suas habilidades de listening e compreensão;
  • Desenvolver sua capacidade de se expressar de forma clara e precisa em qualquer situação;
  • Praticar a falar naturalmente com confiança nas conversações. 
Aulas de conversação em inglês valem a pena?

Por que precisamos de aulas de conversação em inglês?

A proficiência em conversação em inglês é mais do que um aumento em suas habilidades de comunicação, é uma janela aberta para outras culturas e outras amizades. Pois quando você aprende a falar inglês como ele é falado na vida real, você adquire habilidades de interagir de forma clara e expressiva com o mundo.

Aprenda a pensar em inglês

Lembro-me de um incidente que aconteceu comigo há alguns anos. Achei engraçado quando um colega australiano olhou para mim e disse, "Let's have a chinwag” e “With me, you don’t have to dot around.”

Chinwag era uma daquelas palavras que, embora eu entendesse sobre o que estávamos falando, não tinha a menor ideia do que ele queria dizer.

Por outro lado, consegui entender exatamente o que ele dizia quando falava “to dot around,” embora a pronúncia dele ao dizer a palavra “dot” fosse totalmente estranha para mim.

O que é um “chinwag”?

É um termo britânico/australiano para denominar um bate-papo informal entre amigos. Literalmente, significa “balançar o queixo”. Pense no que seu queixo ("chin") faz quando você fala; pois é.

Aprender outro idioma: maior interconexão humana

Vou lhe explicar exatamente o que meu colega australiano estava dizendo, mas primeiro quero definir qual é o propósito de aprender outro idioma.

Compartilhar informações facilita a vida, falar fortalece as relações sociais e selecionar tópicos a serem discutidos nos permite conectarmos uns aos outros de maneira efetiva. Esse é o propósito final da aula de conversação, a comunicação clara e objetiva.  

Quando você pode manter uma conversa eficaz em inglês, você está elevando sua comunicação a outro nível. Um mundo de mais de 1.5 bilhões de pessoas. É muita gente boa com quem se comunicar e partilhar ideias. 

O curso de conversação em inglês também é uma ótima maneira de aumentar o seu grau de compreensão e realmente melhorar o seu inglês falado. Grupos de conversação em inglês podem ser uma ótima maneira de melhorar suas habilidades linguísticas e praticar com outras pessoas que estão aprendendo.

As pessoas estão finalmente começando a perceber que apenas o estudo do inglês na sala de aula não é o suficiente, e que o uso do idioma é igualmente ou ainda mais importante.

Vamos colocar as cartas na mesa: de que adianta aprender qualquer idioma se não podemos usá-lo quando precisamos?

Infelizmente, muitas pessoas que conheço aprendem inglês em um nível muito superficial. Ainda me surpreende quantas pessoas, após anos de estudo, ainda carecem de habilidades básicas de comunicação.

Gostaria de ressaltar que no aprendizado do inglês, ou de qualquer outro idioma, conseguir entender o real significado da comunicação verbal nas conversações é crucial, mesmo que você não consiga entender todas as palavras. 

O objetivo de nossas aulas de conversação em inglês online é ajudá-lo a desenvolver uma boa comunicação verbal. Queremos que você otimize habilidades linguísticas para trocar informações de maneira satisfatória, de modo assertivo, aumentando suas chances de integração nas conversas do dia a dia. 

Antes de discutirmos se as aulas de conversação em inglês são adequadas para você e o que constitui uma excelente aula de conversação, vamos primeiro entender o que meu amigo quis dizer quando disse: "Daniel, with me you don’t have to dot  around”.

Para ilustrar melhor meu ponto, vamos falar sobre o verbo frasal (verbo composto de duas ou mais palavras) come across. Nós poderíamos dizer:

Exemplo 1:

“I came across an interesting book in the library.” “Eu me deparei com um livro interessante na biblioteca.” 
“She came across as a nice person.” “Ela deu a impressão de ser uma pessoa legal.”

Nestes exemplos, usamos o mesmo verbo frasal (come across) em duas frases distintas, mas notem que ele tem dois significados diferentes. Poderíamos literalmente mudar essas duas frases para:

Exemplo 2:

“I found an interesting book in the library.” “Encontrei um livro interessante na biblioteca.”
“She seems like a nice person.” “Ela parece ser uma pessoa legal.”

As frases nos dois exemplos significam a mesma coisa, mas os verbos usados no segundo exemplo provavelmente são mais familiares para você, enquanto os verbos usados no primeiro exemplo (come across) são mais frequentemente usados por nós, falantes nativos.

Na verdade, uma das razões pelas quais as músicas e séries de TV e filmes são difíceis de entender deve-se à exposição limitada que os alunos têm aos verbos frasais que são tão abundantes na língua inglesa.  

Como melhorar a conversação em inglês
Séries são excelentes para aprender os nuances e a pronúncia da língua inglesa.

Agora vamos voltar ao tópico deste blog, as aulas de conversação em inglês, cruciais para o seu sucesso no aprendizado de inglês.

Infelizmente, muitos alunos ficam desanimados e perdem o interesse simplesmente por ouvir uma palavra que não reconhecem e ter dificuldade em usá-la em frases de conversação do dia a dia.

Você pode responder que não faz isso, e talvez não faça, mas esse tipo de comportamento atrapalha o desenvolvimento de sua linguagem e impede que você alcance a fluência.

Além disso, pelo contexto da conversação, é possível compreender o que a outra pessoa está dizendo, mesmo que você não entenda todas as palavras.  

Deixe-me apenas dizer isso:

Você não precisa entender cada palavra sendo falada todo o tempo para compreender o que está sendo dito.

…e foi exatamente isso que aconteceu em minha conversa com meu colega australiano.

Vamos voltar ao “chinwag”

Com “chinwag”, era absolutamente necessário que eu olhasse para ele e perguntasse: “Chinwag?”

Talvez tenha algo a ver com seu sotaque australiano, mas quando ele disse: "Daniel, with me you don’t have to dot around”, eu tive que responder em tom de brincadeira, "Dot? Who’s dotting? I’m not dotting, you’re dotting.” (“Ponto? Quem está pontilhando? Eu não estou pontilhando, você está pontilhando”).

Eu nunca havia ouvido a palavra "dot" ser usada daquela maneira, e certamente não pensei que ele quisesse usar a palavra "dot" literalmente. No entanto, apesar de tudo isso, pudemos continuar a conversa.

Mais tarde, eu me aproximei de meu amigo e perguntei o que significava a palavra “dot”.

Ele pensou um pouco e depois disse: "Ahhhh, vocês americanos dizem “dart” (usando o sotaque americano ao falar). Agora sim, “dart” faz sentido. A expressão comum que os americanos utilizam para a frase de meu colega, “With me you don’t have to dot (dart) around”, é,  “You don’t have to beat around the bush”, ou o que em português seria, “Você não precisa fazer rodeios”.

Aulas de conversação em inglês valem a pena?

A moral da história é continuar ouvindo, prestando atenção ao conversar, mesmo se você ouvir uma ou duas palavras que não conhece, porque através do contexto você poderá entender o que eles estão dizendo.

Fundamentalmente, uma boa aula de conversação deve encorajar o aprendizado em tempo real, estimulando o pensamento e fazendo perguntas, ao invés de apenas dar aos alunos um monte de definições mastigadas.

5 benefícios das aulas de conversação em inglês

Inglês para iniciantes: Aula particular em inglês vale a pena?

Melhoria na fluência

Um dos principais objetivos das aulas de conversação é melhorar a fluência do aluno. A prática regular de falar inglês ajuda a consolidar o vocabulário e as estruturas gramaticais, tornando a comunicação mais natural e menos hesitante. A repetição e o uso constante do idioma em situações reais de conversação contribuem significativamente para que o aluno se sinta mais confiante e capaz de se expressar de maneira clara e coerente.

Desenvolvimento da pronúncia

A pronúncia correta é fundamental para uma comunicação eficaz. Aulas de conversação proporcionam um ambiente onde os alunos podem praticar a pronúncia sob a orientação de professores qualificados, que podem corrigir erros e fornecer feedback imediato. Isso é crucial para evitar o desenvolvimento de maus hábitos de pronúncia que podem ser difíceis de corrigir mais tarde.

Aumento do vocabulário e expressões idiomáticas

Conversar em inglês regularmente expõe os alunos a um vasto vocabulário e a expressões idiomáticas que são frequentemente usadas por falantes nativos. Essa exposição é difícil de ser obtida apenas através do estudo teórico do idioma. Além disso, aprender novas palavras e expressões no contexto de uma conversação facilita a retenção e o entendimento de como essas palavras são usadas de maneira natural.

Melhoria das habilidades de escuta

A comunicação eficaz não se resume apenas a falar, mas também a ouvir e compreender. Aulas de conversação ajudam a aprimorar as habilidades de escuta, uma vez que os alunos precisam entender o que os outros estão dizendo para responder de maneira adequada. Isso é particularmente útil para captar diferentes sotaques e estilos de fala, o que é essencial em um mundo onde o inglês é falado por pessoas de diversas origens culturais.

Aprendizado contextual e cultural

A prática da conversação em inglês não envolve apenas a língua, mas também a cultura associada a ela. Através de interações com falantes nativos ou professores com experiência em países de língua inglesa, os alunos podem aprender sobre normas culturais, costumes e contextos históricos que influenciam a comunicação. Esse aprendizado contextual é essencial para evitar mal-entendidos e para se comunicar de maneira mais eficaz em situações internacionais.

Considerações práticas ao escolher aulas de conversação

Antes de se inscrever em aulas de conversação, é importante que o aluno defina claramente seus objetivos. Seja melhorar a fluência para um exame, preparar-se para uma viagem, ou simplesmente sentir-se mais confortável ao falar inglês, ter metas claras ajuda a escolher o curso e o método mais adequados. Outros fatores determinantes incluem:

Qualificações do professor

Verificar as qualificações e a experiência do professor é crucial. Um bom professor de conversação deve não apenas ser proficiente em inglês, mas também ter habilidades pedagógicas para engajar os alunos e fornecer feedback útil.

Tamanho da turma

O tamanho da turma pode influenciar a eficácia das aulas de conversação. Turmas menores geralmente oferecem mais oportunidades de prática e interação direta com o professor, enquanto turmas maiores podem dificultar a participação ativa de todos os alunos.

Método de ensino

Diferentes métodos de ensino podem ser mais ou menos eficazes dependendo do estilo de aprendizado do aluno. É importante que os alunos pesquisem e, se possível, experimentem diferentes métodos antes de se comprometerem com um curso.

Flexibilidade e acessibilidade

Para muitos alunos, a flexibilidade de horários e a acessibilidade são fatores determinantes. Aulas online podem ser uma excelente opção para aqueles com agendas apertadas ou que vivem em áreas onde aulas presenciais de qualidade não estão disponíveis.

expressões mais usadas no inglês

Agora que temos todas essas considerações feitas, vamos abordar de novo a grande questão:

Aulas de conversação em inglês online valem a pena?

  • Se você já possui um vocabulário amplo e conceitos básicos de estrutura gramatical tanto no presente quanto no passado, sabe pelo menos 20 ou mais verbos em todas as suas formas, bem como pronomes, então eu diria que você está pronto para começar a ter conversas simples.
  • Se você é um pouco tímido ou ainda se sente um pouco hesitante em falar, sugiro que espere um pouco até começar a se sentir mais confiante para ser mais participativo nas aulas. Na Nativ Inglês, oferecemos outros cursos que certamente se adequam ao seu temperamento. Nossos cursos permitirão que você e seu professor se conheçam e construam relacionamentos amigáveis, participando de conversas dinâmicas e envolventes que com certeza aumentarão sua confiança na fala para que você participe ativamente nas aulas de conversação em inglês num futuro muito próximo.  
  • Se você é o tipo de aluno que aprende melhor cometendo erros, e isso torna mais fácil lembrar como falar corretamente, então eu diria que você deveria fazer uma aula de conversação. Todos cometem erros, de principiantes a falantes experientes que pronunciam inglês fluentemente. Erros são nossas áreas para melhorar. Seu professor será capaz de incentivá-lo a se expressar e saberá como fornecer feedback corretivo de uma forma que não seja obstrutiva à comunicação. 

A importância das aulas de conversação em inglês

Espero que você tenha entendido como é importante participar das aulas de conversação na aprendizagem do inglês. O maior benefício que você terá ao tomar aulas desse tipo é que você aprenderá a falar fluentemente. Em resumo, o curso de inglês conversação é uma excelente abordagem para:

  • Aumentar sua confiança em sua capacidade de falar inglês.
  • Melhorar suas habilidades de conversação.

Mais cedo ou mais tarde, você terá que se soltar e permitir-se cometer erros. O aperfeiçoamento só vem através de tentativa e erro, que é o processo natural e não pode ser evitado. O aluno que se comunica frequentemente apesar de cometer alguns erros, tem uma probabilidade maior de ganhar confiança na exposição ao inglês falado na vida real.

Obrigado por ler esta postagem!

Se você gostou do conteúdo, continue acompanhando nosso blog para conferir outros temas como este. Aproveite ainda para compartilhar este post com seus amigos e entes queridos nas redes sociais - como FacebookLinkedIn e Instagram - para que eles também possam ver o aprendizado do inglês de uma forma diferente!

Procurando um curso de inglês?

Na Nativ Inglês, oferecemos uma grande variedade de cursos online com professores nativos. Você terá aulas cara a cara via chamada de vídeo num curso personalizado, exclusivo às suas necessidades e adequado ao seu nível de conhecimento.

Oferecemos cursos para iniciantes e cursos de inglês fluente para intermediários e avançados, além de cursos de inglês para empresas, inglês jurídico e inglês preparatório para os exames de proficiência em inglês.

Fale conosco e projetaremos um curso particular para atender às suas necessidades!

Compartilhe esse conteúdo
Categories
Postagens Relacionadas

Descubra como Podemos Ajudar

Single Blog Form

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Author Details

Daniel Casden

Daniel Casden é o coordenador da Nativ Inglês e fundador da abordagem “Nativ Inglês” para ensino da língua inglesa. Americano, mudou-se para o Brasil para morar com sua esposa brasileira; porém, após lecionar em cursos de inglês com currículos rígidos e obsoletos, optou por fundar sua própria escola. Atualmente, soma dez anos de experiência em ensinar inglês de forma intuitiva, prática e centrada no aluno.

Tendo vivido em diversos países e diferentes experiências profissionais,...

Saiba Mais
Saiba Mais Sobre Nossos Cursos
Envie-Nos Uma Mensagem E Fique Em Contato
Contate-nosContate-nos

Fale Conosco pelo Whatsapp

Preencha e Seja Redirecionado para o Nosso WhatsApp Agora Mesmo!
Whats App Form
PreçosQuem Somos FAQContate-Nos
magnifiercrossmenuchevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram